PUBLICIDADE

Onde Correr

Treine ritmo e velocidade no Parque Villa Lobos, em SP

27 ago 2012 - 06h29
Compartilhar

O Parque Villa Lobos, localizado no bairro Alto de Pinheiros, zona Oeste da cidade de São Paulo, conta com 732 mil m² de área verde, trajetos planos e arborizados para os treinos. "O parque é bem arejado e tem uma boa variedade de percursos e tipos de piso para os corredores, como asfalto, terra, grama e concreto", diz Leonardo Lima, preparador físico, fisiologista do exercício e diretor-técnico da Running Health Assessoria Esportiva, de São Paulo (SP). "O local é bastante seguro e em todo trajeto tem seguranças do próprio parque. Além disso, nos arredores há um posto da Polícia Militar e um posto do Samu Serviço de Atendimento Móvel de Urgência", completa Lima.

Com percursos planos que têm até 4 km de extensão, o local é bastante utilizado para sessões de ritmo e de intervalados
Com percursos planos que têm até 4 km de extensão, o local é bastante utilizado para sessões de ritmo e de intervalados
Foto: Evandro Monteiro / Divulgação

Percurso: o trajeto periférico possui entre 3.500 m e 3.950 m e não existem marcações de metragem ao longo do percurso. Porém, há mapas com as distâncias de cada caminho expostos em murais nas entradas principais do parque. "E fora do parque foi construída um pista que liga as mediações do Parque Villa Lobos à Nova Faria Lima. É um percurso perfeito para rodagens longas em conjunto com a metragem interna do parque", aconselha o treinador.

Indicado para: como a altimetria é regular, os treinos de ritmo, velocidade, intervalados e contínuos são favorecidos. "O parque apresenta um trecho conhecido como área 'oval', que tem em torno de 1 km e é muito utilizado pelos corredores para sessões de tiros", aponta Lima.

Hidratação: conta com bebedouros em toda a extensão, além de banheiros públicos limpos e seguros e lanchonetes tanto dentro como na entrada principal.

Melhores horários: de segunda a sexta-feira, o local costuma ser tranquilo e seguro em qualquer horário, o volume de pessoas só aumenta durante as férias escolares. Aos sábados, depois das 8h, o percurso mais longo (que tem entre 3.500 m e 3.950 m) é usado somente pelos ciclistas. Já aos domingos, há uma maior concentração de pessoas. Como nos finais de semana o movimento é intenso, procure evitar treinar depois das 10h.

Roda Livre

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade