PUBLICIDADE

Treinamento

Dicas de treino ajudam a estrear bem nos 10 km

30 out 2012 - 07h53
(atualizado às 07h54)
Compartilhar

Se os 5 km são a marca ideal para que os iniciantes comecem a criar gosto pela prática, a dos 10 km é responsável por despertar o desejo de evoluir nas distâncias. É o primeiro passo, que em princípio pode parecer um tanto difícil - afinal é o dobro dos 5 km, mas nada que uma preparação adequada não faça superar. "Alguns têm mais dificuldade em manter a corrida a partir dos 30 minutos, mas é uma questão de treino, de adaptar gradualmente a resistência muscular e cardiovascular ao esforço exigido nos 10 km", afirma Daniel Bagatini, diretor-técnico da assessoria esportiva Even Faster, de Porto Alegre (RS), dizendo que a preparação para a estreia nos 10 km é inclusive menos difícil que para os primeiros 5 km. "Muita gente fica receosa por ser o dobro da distância. Mas a questão física é mais tranquila que a psicológica. Isso porque o corredor que já fez uma prova de 5 km já tem uma certa resistência fisiológica, o que facilita seu preparo para os 10 km. Diferentemente daquele que está começando a prática e treinando para os primeiros 5 km", acrescenta.

O treino para os 10 km é menos difícil que para a estreia nos 5 km, pois o corredor já tem uma certa resistência fisiológica, o que facilita seu preparo
O treino para os 10 km é menos difícil que para a estreia nos 5 km, pois o corredor já tem uma certa resistência fisiológica, o que facilita seu preparo
Foto: shutterstock / Terra

Segundo o técnico, para aqueles que ainda não experimentaram a distância, o momento certo para se pensar nessa evolução é quando o corredor já consegue fazer 7 km nos treinos longos com tranquilidade. A preparação adequada pode ser feita em um mês, por meio de treinos intervalados, que alternam períodos de trabalho e recuperação, durante a semana, e treinos longos no final da mesma. "Durante a semana, é interessante fazer um volume de 5 a 8 km, incluindo os intervalos com caminhadas. Os longos do final de semana podem começar com 6 km e evoluir gradualmente até os 10 km", explica.

Além da preparação, algumas dicas também podem ajudar o corredor na hora prova, para que ele consiga concluir os 10 km bem. "Por mais bem preparado que o corredor esteja e tenha vontade de forçar no começo, é aconselhável que ele largue tranquilamente e segure o ritmo nos primeiros quilômetros", salienta Bagatini, dizendo que um começo muito forte pode causar um desgaste excessivo e desnecessário, além do risco de o corredor ter que diminuir o ritmo ou mesmo quebrar por volta do km 7. "A forma ideal para correr uma prova é estabelecer um ritmo progressivo. O atleta pode aumentar a cadência por volta do km 5, se estiver se sentindo bem. Assim terá energia suficiente para terminar bem a prova", conclui.

Roda Livre

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade