PUBLICIDADE

Treinamento

Invista na corrida para acabar com as celulites

13 set 2012 - 08h00
Compartilhar

O exercício aeróbico não só acelera o metabolismo da gordura como também melhora a circulação local e reduz a retenção de líquido, fatores importantíssimos para combater as malfadadas celulites. "Claro que o tratamento deve ser multifatorial, sendo importante associar exercício aeróbico a uma dieta balanceada, principalmente com moderação de carboidratos, gorduras e sódio", diz Carla Vidal, dermatologista,de São Paulo (SP).

Ao ativar a circulação e atuar contra a retenção de líquidos, os treinos ajudam a diminuir significativamente as celulites
Ao ativar a circulação e atuar contra a retenção de líquidos, os treinos ajudam a diminuir significativamente as celulites
Foto: Shutterstock

"A corrida desenvolve gradativamente tônus muscular e a praticante fica com o corpo mais firme. Além disso, o próprio esporte exige que a praticante passe a dar atenção a outros aspectos como alimentação, hidratação e descanso, ajudando a controlar fatores que desencadeiam a celulite", pontua Eliana Reinert, diretora-técnica da assessoria esportiva homônima, de São Paulo (SP).

Os resultados dependem de respostas individuais de cada organismo e também do grau da celulite. Mas, em geral, a melhora é perceptível a partir do terceiro mês, mantendo, no mínimo, três ou quatro sessões de treinos por semana. "Com os efeitos positivos, a corredora fica mais confiante e vê a corrida como aliada", complementa Eliana. "Percebo que minhas alunas superam sempre suas expectativas, se renovam e realmente constatam a abrangência dos benefícios do esporte."

De acordo com a dermatologista Adriana Vilarinho, também de São Paulo (SP), os treinos atuam principalmente sobre a celulite conhecida por ter o aspecto de "casca de laranja". "Quando a celulite já aderiu aos tecidos em forma de fibrose, formando um aspecto chamado 'capitonê', é preciso realizar um procedimento de microcirurgia no consultório e finalizar com um preenchimento corporal à base de ácido hialurônico",explica.

Para ela, imediatamente após o início da prática já começa a ocorrer uma melhora devido à drenagem provocada pelo exercício. Porém, para que os resultados sejam obtidos mais rapidamente, depois de se adaptar aos treinos, a praticante pode aumentar os treinos para cinco sessões de 40 minutos por semana. "Além disso, tratamentos com massagens e laser infravermelho também colaboram para deixar a pele mais firme e ajudar nesse processo de combate às celulites", pondera.

Roda Livre

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade