PUBLICIDADE

Atletismo

Dono de mais de 2 mil troféus, ex-corredor brasileiro morre aos 60 anos

23 nov 2013 - 16h50
(atualizado às 17h03)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Edson Bergara lutava contra câncer abdominal</p>
Edson Bergara lutava contra câncer abdominal
Foto: Facebook / Reprodução

Morreu nesta sexta-feira Edson Bergara, um dos grandes corredores brasileiros nas décadas de 1970 e 80. O ex-atleta conquistou mais de 2 mil troféus obtidos em seus 30 anos de carreira - um dos mais importante deles foi o do vice-campeonato da primeira Maratona do Rio de Janeiro. Ele tinha 60 anos e lutava contra um câncer abdominal.

Conhecido como "Sagaz", Vergara tinha como principal característica a explosão na largada, quando rapidamente se distanciava dos outros competidores. Foi ele um dos primeiros corredores a ter patrocínio fixo no Brasil, o que lhe permitiu participar de inúmeras provas por todo o País.

Além de competir em praticamente todo o território nacional, Bergara destacou-se também longe do Brasil. Foi ele o primeiro representante nacional a conquistar bons resultados na Maratona de Boston e Nova York. Em 1981, completou a prova americana em 2h05, seu melhor tempo até então, feito que o levou à 23ª colocação.

Vice-campeão da primeira edição da Maratona do Rio, vencida pelo americano Greg Meyer, em 1980, Bergara foi o terceiro atleta brasileiro a completar uma prova de 10 km abaixo dos 30 minutos, quando anotou 29min45s para ficar com o título do Troféu Brasil de 1979.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade