0

Em ano "perfeito", Ana Cláudia Lemos diz que altitude "só ajuda"

13 out 2011
12h45
atualizado às 13h22
Marcelo do Ó
Vagner Magalhães
Direto de San Luis Potosí (México)

Ela tem só 1,58 m de altura, mas chega ao México com a confiança de quem tem dois recordes sul-americanos: nos 100 e nos 200 m. Ana Cláudia Lemos não tem medo dos 1.860 m de altitude de San Luis Potosí, tampouco dos mais de 1.500 m de Guadalajara, local em que serão disputados os Jogos Pan-Americanos a partir desta sexta-feira.

A velocista tem desafios individuais e no revezamento 4 x 100 m. Para ela, o ar rarefeito não influencia em nada. "Pelo contrário, só ajuda", afirma.

A cearense de Jaguaretema, descoberta aos 13 anos em Santa Catarina, leva na bagagem a experiência de um Sul-Americano Sub-23 disputado em Medellín, na Colômbia. A 1.500 m acima do nível do mar, Ana Cláudia igualou, nas eliminatórias dos 100 m, a marca de 11s17, que há 20 anos pertencia somente a Lucimar Moura.

Em 2011, a jovem, 22 anos, busca terminar o ano "perfeito", como ela mesma define, com pódio nos Jogos Pan-Americanos: "independente da cor, gostaria de ganhar medalha".

Por isso, nos treinos ela espera um ritmo mais cadenciado. Fisioterapia apenas para relaxar. Ana Cláudia diz que está em plena forma e que o trabalho é "corrigir postura, descansar o corpo e pensar no Pan para disputar de igual para igual". No entanto, o pensamento também está ligado em Londres.

Sem ainda saber qual é o índice necessário para carimbar o passaporte até a segunda Olimpíada, ela estima que precisará correr os 100 m entre 11s15 e 11s20. "É o que vem acontecendo nas últimas edições", aponta.

No 13º Mundial de Atletismo, disputado em Daegu, na Coreia do Sul, há pouco mais de um mês, Ana Cláudia parou na semifinal dos 200 m ao marcar 22s97. Na eliminatória da prova, ela foi um centésimo mais rápida. A melhor marca na carreira - 22s48 - foi alcançada no Troféu Brasil deste ano, em São Paulo, e também é recorde sul-americano.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br
http://wap.terra.com.br/pan2011/
http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
publicidade