PUBLICIDADE

Atletismo

Empresa faz pista elevada para Bolt e lamenta Pistorius: "nem queremos mais"

7 mar 2013 - 10h27
(atualizado às 10h41)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Bolt voltará ao Brasil para correr os 150 m na Praia de Copacabana</p>
Bolt voltará ao Brasil para correr os 150 m na Praia de Copacabana
Foto: Roberto Filho / AgNews

O Rio de Janeiro receberá, em 31 de março, a maior estrela do esporte mundial: Usain Bolt fará prova de exibição na Praia de Copacabana, uma corrida de 150 m que deve ser acompanhada por cerca de 20 mil pessoas chamada Mano a Mano. Outro grande atleta também era esperado: o sul-africano Oscar Pistorius, que cancelou a participação após ser acusado de matar a modelo Reeva Steenkamp. O campeão paralímpico agora é figura renegada no País, sem interesse mesmo da 3XM, empresa que vai organizar o evento em parceria com a Dream Factory.

Originalmente, Pistorius faria uma espécie de revanche contra Alan Fonteles, que venceu o sul-africano nos 200 m T43/44 nos Jogos Paralímpicos de Londres. A assessoria do corredor confirmou ao Terra que detalhes técnicos ainda tinham de ser definidos com 3XM, mas que a participação estava confirmada, com direito a alguns compromissos de mídia. Bernardo Fonseca, diretor geral da empresa brasileira, lamentou a tragédia em Pretória – Pistorius matou a namorada Reeva a tiros em circunstâncias ainda não esclarecidas.

"A gente tinha contrato que nos resguardava, e agora não tem o que fazer. Não podemos nem queremos mais (contar com Pistorius)", afirmou Bernardo ao Terra. O diretor da X3M foi o único a falar abertamente sobre o assunto. Alan Fonteles, via assessoria, não quis comentar o evento. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) afirmou que desconhecia a participação de um dos nomes mais conhecidos do desporto adaptado. O Comitê Organizador do Rio 2016 se limitou a dizer que não tem ligação com o evento.

O prejuízo foi muito maior para ele do que para nós. A carreira dele simplesmente acabou. Vai ser difícil retomar. Não quero julgar, não sei o que aconteceu, mas ele tem que resolver a vida dele antes de retomá-la”, opinou Bernardo. Apesar da desistência, confirmada pelo agente de Pistorius, Peet Van Zyl, atletas paralímpicos ainda participarão da corrida em Copacabana. Ainda não há nomes definidos pela 3XM, no entanto. O que se sabe é que a presença de Bolt não é uma substituição a Pistorius. Ambos correriam em Copacabana, originalmente.

O jamaicano se apresentará em uma pista de 150 m com quatro raias, enfrentando o americano Wallace Spearmon, o equatoriano Alex Quiñones e um brasileiro que será definido por eliminatória na véspera. O traçado, homologado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), ficará suspenso a 1,5 m da areia de Copacabana, de forma que fique bem visível para as 20 mil pessoas esperadas. Segundo Bernardo Fonseca, não haverá barreiras entre público e atletas, apenas uma contenção, de modo que o contato será próximo.

<p>Ida de Pistorius ao Brasil não tinha relação com CPB ou Comitê Rio 2016</p>
Ida de Pistorius ao Brasil não tinha relação com CPB ou Comitê Rio 2016
Foto: Siphiwe Sibeko / Reuters

Mais de 500 pessoas estão envolvidas na preparação do desafio Mano a Mano - o planejamento vem sendo feito há cerca de um ano. “O investimento feito é muito alto”, disse Bernardo, sem revelar valores. “Não vai ser um evento barato em função do maior atleta da atualidade, da logística. Mas o retorno esperado é muito maior do que o investimento”, complementou o diretor geral da 3XM.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/oscar-pistorius/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/oscar-pistorius/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

&amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/oscar-pistorius/iframe.htm&amp;amp;amp;quot; data-cke-284-href=&amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/oscar-pistorius/iframe.htm&amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade