PUBLICIDADE

Atletismo

Etapa da Copa do Mundo de pentatlo é cancelada pelo calor

2 mar 2014 - 10h54
(atualizado às 14h58)
Compartilhar
Exibir comentários

A sensação térmica acima dos 30ºC em Acapulco, no México, interrompeu a primeira etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que estava sendo realizada desde a última quarta-feira. A competição foi paralisada nesta sexta, durante a final feminina, quando as 36 competidoras dos 16 países presentes iniciavam o hipismo, terceira prova do evento. Dentre as finalistas, estavam três brasileiras: Yane Marques, que era a 6ª com 527 pontos, Larissa Lellys, 22ª (471), e Priscila Oliveira, 27ª (462).

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) decidiu pela interrupção do torneio alegando que as condições climáticas não davam segurança aos atletas e aos cavalos. A entidade estudava uma maneira de continuar com a competição, que ainda iria ter a final masculina neste sábado, e o revezamento misto, no domingo, mas decidiu por seu cancelamento.

"Temos que assegurar a saúde dos atletas e dos cavalos. Como os próprios competidores também estavam preocupadas, não tivemos como continuar com as disputas. Lamentamos muito, mas temos que garantir a segurança de todos. Gostaria de agradecer aos atletas e seu respeito pelo espírito esportivo, mas não teria sido justo continuarmos. Somos um esporte que promove o bem-estar animal e as condições não eram as ideais para eles", afirmou o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.

Até então, apenas seis das 36 finalistas tinham realizado o hipismo. A competição estava sendo liderada pela norte-americana Margaux Isaksen, que acumulava 557 pontos. A italiana Gloria Tocchi era a 2ª (548) e a ucraniana Anastasyia Spas a 3ª (542). Além do hipismo, todas ainda iriam encarar o evento combinado de tiro a laser e corrida.

Na primeira prova do dia, a esgrima, Yane teve o sétimo melhor desempenho ao vencer 22 duelos e somar 232 pontos. Larissa foi a 24ª na luta com a espada, com 15 vitórias (190), e Priscila a 28ª (178). Na natação, Yane também foi a melhor dentre as três brasileiras, terminando os 200 metros estilo livre no 8º melhor tempo, 2min15, garantindo 295 pontos. Priscila foi a 15ª na água, 2min18 (284), e Larissa a 20ª, 2min19 (281).

A próxima etapa da Copa do Mundo vai acontecer de 2 a 6 de abril no Cairo, Egito. A terceira qualificação será realizada de 16 a 21 de abril, em Chengdu, na China, e a quarta e última de 30 de abril a 4 de maio, em Budapeste, na Hungria. A grande final do torneio acontecerá de 6 a 8 de junho, na Flórida, Estados Unidos.

Dos seis brasileiros que participaram da competição no México, cinco seguem para a estreia do Pentatlo Moderno nos Jogos Sul-Americanos do Chile, que acontecerá no próximo fim de semana. São eles: Larissa Lellys, Priscila Oliveira e Yane Marques, no feminino; e Danilo Fagundes e Felipe Nascimento, no masculino. Eles ainda terão a companhia de Luis Magno.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade