1 evento ao vivo

Etíope dispara no final, vence maratona e bate recorde olímpico

5 ago 2012
09h27
atualizado às 10h18
Cirilo Junior
Direto de Londres

A etíope Tiki Gelana conquistou a medalha de ouro na maratona dos Jogos Olímpicos de Londres. Neste domingo, a corredora africana disparou no quilômetro final, marcou o tempo de 2h23min07 e garantiu o lugar mais alto do pódio na capital do Reino Unido. De quebra, Gelana quebrou o recorde olímpico da modalidade em 7 s - a marca perdurava desde Sydney 2000, quando a japonesa Naoko Takahashi registrou o expressivo tempo na disputa.

» Veja o resultado final dos 100 m
» Veja o resultado final do salto em distância
» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres
» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres
» Veja como foram as conquistas dos brasileiros
» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres
» Confira a programação de ao vivo do Terra
» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

A prova foi marcada por total domínio de atletas africanas e foi decidida nos metros finais. Gelana disputou a ponta quase o tempo todo com as quenianas Mary Keitany Edna Kiplagat e Priscah Jeptoo. A russa Tatyana Petrova era a "intrusa" que também integrou o pelotão principal da corrida. No final, Jeptoo ficou com a prata, depois de 2h22min12. O bronze foi obtido por Petrova, que cruzou os pouco mais de 42 km 22 s atrás da vencedora. A brasileira Adriana Aparecida da Silva registrou o tempo de 2h33min15 e ficou apenas com a 47ª colocação.

Prova com maior número de atletas inscritos entre as competições de atletismo, a maratona feminina inovou e não terminou no Estádio Olímpico pela primeira vez na história. Com boa parte dos cartões-postais de Londres como fundo, 119 atletas de 57 países percorreram os 42.195 m.

Tanto a largada quanto a chegada tiveram como cenário o The Mall, avenida que liga o Palácio de Buckingham, residência da monarquia britânica, a Trafalgar Square. Pontos turísticos como o Big Ben e o Rio Tâmisa, além de prédios históricos como o Parlamento Britânico, os prédios do governo, em Westminster, e a catedral de St Paul serviram de pano de fundo para a disputa.

Outra novidade foi que o percurso foi feito em dois circuitos, No primeiro, as maratonistas passaram por 3.571 m para sair da área do The Mall. Depois, passaram três vezes por um percurso de 12.875 m.

Milhares de londrinos ignoraram a chuva que caiu em parte da prova e acompanharam a maratona nas ruas. Com temperatura média de 20ºC, as competidoras largaram debaixo de forte chuva, que durou cerca de 20 minutos. Depois o tempo ficou mais estável, até que o sol prevaleceu e marcou os quilômetros finais da corrida.

Olimpíada ao vivo no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Etíope acelerou no final da prova e conquistou a medalha de ouro
Etíope acelerou no final da prova e conquistou a medalha de ouro
Foto: Reuters
Fonte: Terra
publicidade