0

Grécia expulsa atleta por comentários racistas em rede social

25 jul 2012
10h21
atualizado em 26/7/2012 às 04h31

A saltadora Paraskevi Papahristou, 23 anos, foi expulsa da delegação da Grécia que disputará os Jogos Olímpicos de Londres. Nesta quarta-feira, o comitê do país europeu confirmou que a triplista não disputará a competição por ter escrito comentários considerados racistas no Twitter. Pouco depois do corte, a atleta utilizou a mesma rede social para se desculpar.

» Terra transmite ao vivo 6 jogos de futebol no 1º dia da Olimpíada
» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas
» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra
» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site
» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

O comentário que resultou na exclusão de Papahristou da equipe grega ocorreu no último dia 22. A atleta, no microblog, escreveu: "com tantos africanos na Grécia, os mosquitos do Nilo Ocidental terão muita comida caseira". O comentário repercutiu negativamente na rede social, e usuários aproveitaram o espaço para pedir a expulsão da competidora.

No anúncio do corte desta quarta-feira, o Comitê Olímpico Grego garantiu que a atleta já está em Atenas. Expulsa e já no país natal, a competidora do salto triplo buscou amenizar a declaração polêmica com um pedido de desculpas.

"Gostaria de expressar minhas desculpas pela piada de péssimo gosto que publiquei em minha conta pessoal no Twitter. Estou muito arrependida e envergonhada com o que desencadeou, nunca quis ofender ninguém ou ferir os direitos humanos (...). Gostaria de pedir desculpas aos meus amigos e aos outros atletas, e qualquer um que tenha insultado ou humilhado, também ao time grego e às pessoas que sempre me apoiaram", afirmou a atleta, que negou possuir qualquer tipo de preconceito.

"Meu sonho está conectado diretamente com os Jogos Olímpicos, e jamais poderia participar se não acreditasse e respeitasse esses valores. Portanto, eu nunca apoiei qualquer discriminação entre seres humanos e raças", completou.

Olimpíada ao vivo no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 25 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

De acordo com a imprensa grega, Paraskevi Papahristou foi expulsa da delegação grega
De acordo com a imprensa grega, Paraskevi Papahristou foi expulsa da delegação grega
Foto: Getty Images
Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.

compartilhe

publicidade