PUBLICIDADE

Atletismo

Iaaf afasta chefes quenianos por doping e desvio de verba

30 nov 2015 - 15h25
(atualizado às 15h43)
Compartilhar
Exibir comentários

A Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) anunciou a suspensão de três importantes dirigentes do Quênia. Isaiah Kiplagat, David Okeyo, presidente e vice da federação nacional, respectivamente, e Joseph Kinyua, ex-tesoureiro, foram preventivamente afastados de suas funções nas duas entidades por 180 dias por causa de investigações por fraudes no sistema antidoping e desvio de dinheiro.

A suspensão foi determinada pelo Comitê de Ética da Iaaf, que divulgou um comunicado nesta segunda-feira. Segundo o órgão, a decisão foi tomada "pelos interesses da integridade do esporte", após queixas feitas e informações recebidas pela entidade.

Chefes da Federação Queniana de Atletismo foram afastados após investigação sobre doping
Chefes da Federação Queniana de Atletismo foram afastados após investigação sobre doping
Foto: (Getty)

Os três dirigentes respondem a acusações de subversão do controle antidoping no Quênia e de desvio de fundos que foram repassados da fornecedora de material esportivo Nike para a federação do país africano. Kiplagat, que até esta segunda-feira respondia como mandatário da entidade nacional também é investigado por receber, para uso pessoal ou da entidade que presidia, dois veículos da Federação de Atletismo do Catar.

Okeyo, além de vice-presidente da federação do Quênia, é membro do conselho da Iaaf. Já Kinyua, ex-tesoureiro da entidade africana, foi chefe da equipe do país no último Campeonato Mundial da modalidade, realizado em Pequim.

Nas últimas semanas, o Quênia esteve envolvido em denúncias de um esquema para esconder resultados positivos de exames antidoping de esportistas do país. Na segunda-feira, cerca de 60 atletas invadiram a sede da Federação Queniana de Atletismo para protestar contra o caso, apontando os dirigentes como responsáveis pelas possíveis fraudes.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade