PUBLICIDADE

Atletismo

Jornal acusa Iaaf de encobrir casos de doping no atletismo

2 ago 2015 - 11h23
Compartilhar
Exibir comentários

Uma reportagem do jornal britânico Sunday Times coloca a Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf) como suspeita de encobrir possíveis casos de doping. Segundo o periódico, um terço das medalhas conquistadas em Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos entre 2001 e 2012 foram de atletas que tiveram exames suspeitos, mas os resultados não foram contestados.

O Sunday Times e a emissora britânica alemã ADR/WDR tiveram acesso a 12 mil exames de sangue de 5 mil atletas para produzir a reportagem conjunta, em que apontam resultados anormais ou altamente anormais para 800 atletas, muitos deles nunca levados a julgamento.

Atletismo na Olimpíada de Londres pode ter sido afetada por casos de doping encobertos
Atletismo na Olimpíada de Londres pode ter sido afetada por casos de doping encobertos
Foto: Bruno Santos / Terra

Segundo os meios de comunicação europeus, 146 medalhas conquistadas entre 2011 e 2012 nos grandes eventos mundiais foram de atletas com resultados suspeitos em exames antidoping – 55 delas eram de ouro.

A Associação Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) emitiu um comunicado neste domingo demonstrando sua preocupação com a denúncia. A ARD/WRD é a emissora que em dezembro de 2014 produziu um documentário apontando o extensivo uso de substâncias proibidas por atletas russos.

“A Wada está muito preocupada com essas novas alegações, que uma vez mais abalam as fundações dos atletas limpos por todo o mundo. Dada a natureza dessas alegações, elas serão imediatamente levadas à Comissão Independente da Wada para mais investigações”, disse o presidente da entidade, Craig Reedie.

O presidente da Associação Europeia de Atletismo, o norueguês Svein Arne Hansen, considera "um motivo de profunda consternação" as acusações relacionadas ao controle de doping no atletismo feitas em uma reportagem divulgada pela emissora alemã "ARD" e o jornal britânico "Sunday Times".

As acusações são, segundo sua opinião, "um motivo de profunda consternação e um alerta sobre o quanto ainda falta para garantir que o atletismo se livre do doping", declarou em comunicado.

"Sem entrar na veracidade das acusações ou do vazamento de dados confidenciais da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), a Associação Europeia compartilha a preocupação expressada pelo presidente da Agência Mundial Antidoping e pedimos à IAAF que esclareça a situação e aumente seus já grandes esforços para combater o doping", acrescentou.

Hansen afirmou que estenderá o programa de educação contra o doping para atletas jovens e irá propor um sistema de licenças que assegure que apenas os atletas que tiverem participado de tal programa possam competir nos campeonatos organizados pela Associação Europeia.

"Mas não vamos nos iludir sobre uma solução fácil. Estamos desenvolvendo outras ideias para serem introduzidas na Europa e que sirvam como exemplo para o resto do mundo", disse.

Fonte: Gazeta Esportiva com EFE
Compartilhar
Publicidade
Publicidade