PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Atletismo

Juíza decide adiar julgamento de Oscar Pistorius para maio

16 abr 2014 - 10h11
(atualizado às 12h46)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>De acordo com a ju&iacute;za, julgamento do atleta est&aacute; se prolongando mais do que deveria e atrasando outros trabalhos da defesa e da promotoria</p>
De acordo com a juíza, julgamento do atleta está se prolongando mais do que deveria e atrasando outros trabalhos da defesa e da promotoria
Foto: Siphiwe Sibeko / Reuters

O julgamento do atleta paralímpico sul-africano Oscar Pistorius pelo assassinato de sua namorada, Reeva Steenkamp, será adiado de amanhã para 5 de maio. A decisão foi tomada, nesta quarta-feira, pela juíza Thokozile Masipa no Tribunal Superior de Pretória. Masipa e a defesa de Pistorius aceitaram a solicitação que foi apresentada ontem pelo promotor, Gerrie Nel. Ele pediu o recesso para que membros de sua equipe possam atender outros assuntos profissionais.

"(O julgamento) não deveria durar tanto", lembrou Masipa, que explicou que um dos ajudantes do promotor deve participar de outros casos. O processo contra Pistorius começou em 3 de março e já dura sete semanas, contrariando a previsão de que terminaria no dia 20 de março. Segundo o último anúncio do tribunal a respeito, o julgamento deve acabar em 16 de maio.

"Sou consciente de que adiar o caso para 5 de maio não cai bem para todos porque o dia 7 é o dia das eleições. Estamos pressionados pelo tempo", acrescentou Masipa, em referência às eleições gerais que a África do Sul realizará no mês que vem. A juíza afirmou também que o adiamento não significará a perda de toda uma semana, já que o recesso vai acontecer durante as férias de Semana Santa.

O especialista legista, Roger Dixon, deu sequência à sua declaração nesta quarta-feira, que começou ontem após terminar Pistorius terminar o próprio testemunho. O atleta admitiu ter matado Steenkamp a tiros através da porta do banheiro de sua casa, na madrugada do dia de São Valentim do ano passado.

Pistorius, 27 anos, alega que disparou contra Reeva - que tinha 29 anos - por acidente e por conta do pânico, ao pensar - devido a um barulho que sua namorada teria feito no banheiro - que um ladrão havia entrado na casa.

Por sua vez, o promotor sustenta que o velocista sabia que era Reeva atrás da porta, e que quis matá-la após uma suposta discussão que vários vizinhos chamados a depor pela acusação afirmam ter escutado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade