PUBLICIDADE

Atletismo

Atleta austríaca que ficou paraplégica respira sem aparelhos

1 ago 2015 - 16h59
(atualizado às 17h27)
Compartilhar
Exibir comentários

A saltadora austríaca Kira Grünberg, que ficou paraplégica após sofrer uma queda durante um treinamento na quinta-feira, já respira sem a ajuda de aparelhos. De acordo com o empresário Thomas Herzog, a atleta está consciente e pode deixar a UTI do Hospital Universitário de Innsbruck mais cedo que o previsto.

"Ela está consciente e alerta", afirmou Herzog ao portal Kronen Zeitung. "A mudança da respiração já é a primeira abordagem da reabilitação. Ela pode sair mais cedo do intensivo, o que seria muito positivo."

Dona do recorde nacional do salto com vara com a marca de 4,45 m tanto no livre quanto no indoor, Kira sofreu uma grave queda durante um treino, bateu com a cabeça e o pescoço no chão e rompeu as vértebras cervicais da coluna. Ela foi levada às pressas ao hospital e submetida a uma cirurgia de emergência para a manutenção das funções vitais para evitar mais danos.

A paraplegia foi diagnosticada no pós-operatório. Apesar de ter apresentado uma melhora no quadro, a atleta, 21 anos, continua sem controle e sensibilidade dos membros inferiores. “O diagnóstico da lesão medular e danos permanentes segue inalterado, mas ainda é muito cedo para previsões futuras”, explicou Herzong.

Atleta tem 21 anos e é dona do recorde austríaco no salto com vara
Atleta tem 21 anos e é dona do recorde austríaco no salto com vara
Foto: Facebook/Reprodução

A atleta deve ser transferida para a enfermaria nos próximos dias. A Federação Austríaca de Atletismo fez uma doação de emergência no valor de 10 mil euros (cerca de R$ 38 mil) para ajudar a arcar com os custos médicos.

Após consultar a família Grünberg, a entidade também deu início a uma campanha online para arrecadar fundos para a jovem. O número da conta está disponível no site para contribuições de qualquer valor.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade