1 evento ao vivo

Kirui é bicampeão mundial da maratona; africanos dominam

4 set 2011
00h21
atualizado às 09h21
Vagner Magalhães
Direto de Daegu (Coreia do Sul)

O queniano Abel Kirui conquistou neste domingo, em Daegu, na Coreia do Sul, o bicampeonato mundial da maratona. Com o tempo de 2h07min38, quase 3s à frente do segundo colocado, o atleta bateu os rivais continentais para terminar com a medalha de ouro, no último dia do Mundial de Atletismo. A prova, dominada pelos africanos, também premiou o Vincent Kipruto (2h10min06), do Quênia, com a medalha de prata; e o etíope Feyisa Lilesa (2h10min32)com o bronze.

Sob a responsabilidade de defender o título mundial conquistado há dois anos em Berlim, Kirui adotou um ritmo paciente e assumiu a liderança na metade da prova. Com um ritmo forte a partir do 22º km, o queniano disparou na parte final da maratona para assegurar a medalha de ouro com uma vantagem extremamente confortável. Kipruto, que chegou a liderar, sacramentou a dobradinha queniana perto da linha final, releganto Lilesa ao terceiro lugar no pódio em Daegu.

Sem a participação de atletas brasileiros, a prova deste domingo acabou dominada pelos africanos. Dos dez primeiros colocados, sete eram do continente, e quatro somente do Quênia. Os intrusos neste grupo foram os japoneses Hiroyuki Horibata (sétimo colocado) e Kentaro Nakamoto (décimo), além do italiano Ruggero Pertile (oitavo).

Com o tempo de 2h07min38, o queniano Kirui conquistou o bicampeonato da maratona
Com o tempo de 2h07min38, o queniano Kirui conquistou o bicampeonato da maratona
Foto: Getty Images
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade