PUBLICIDADE

Atletismo

Com tombo dos EUA e recorde, Jamaica vence 4x100 m masculino

4 set 2011 - 09h11
(atualizado às 13h15)
Compartilhar

Vagner Magalhães
Direto de Daegu (Coreia do Sul)

Com mais um show de Usain Bolt, a Jamaica conquistou o bicampeonato mundial do revezamento 4x100 m masculino neste domingo. Com direito a novo recorde mundial (37s04) da prova, os jamaicanos superaram França e São Cristovão e Neves, que completaram o pódio no Mundial de Atletismo de Daegu. Os Estados Unidos, que disputavam o ouro, ficaram na última colocação devido a uma queda de Darvis Patton na última passagem do bastão.

O feito da equipe jamaicana - formada por Nesta Carter, Michael Frater, Yohan Blake e Usain Bolt - ganha ainda mais destaque por ter sido o único recorde mundial batido em Daegu. A marca anterior (37s10) já pertencia à Jamaica, que a conquistou na Olimpíada de Pequim, em 2008.

Na disputa deste domingo, as equipes dos Estados Unidos e de Trinidad e Tobago lideravam, mas uma queda de Darvis Patton na última passagem de bastão tirou os americanos da disputa. Usain Bolt, que já havia faturado o ouro nos 200 m em Daegu, foi o último a entrar na pista pela Jamaica, deixando todos os adversários para trás com uma enorme vantagem.

A França (com Teddy Tinmar, Christophe Lemaitre, Yannick Lesourd e Jimmy Vicaut) conseguiu a prata com 38s20, enquanto São Cristóvão e Neves (formado por Jason Rogers, Kim Collins, Antoine Adams e Brijesh Lawrence) angariou o bronze com 38s49).

Esperança de medalha, a equipe brasileira, formada por Diego Cavalcanti, Nílson André, Sandro Viana e Bruno Barros, parou na semifinal do 4x100 m depois de se envolver em um incidente com Portugal.

A equipe do Brasil fazia uma boa prova em sua semifinal até que, na última passagem de bastão, Nílson André chocou seu braço com o português Yazald Nascimento.

Considerado culpado pela organização, Portugal foi eliminado. Já o Brasil, que prejudicado pelo acidente fez 38s48 e, de qualquer forma, não chegaria à final, foi desqualificado por ter realizado a última passagem do bastão fora da área permitida.

Atletas da Jamaica exibem o novo recorde mundial do 4x100 m
Atletas da Jamaica exibem o novo recorde mundial do 4x100 m
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade