PUBLICIDADE

Atletismo

Em visita ao Rio, Bolt promete recorde mundial e foca tri em 2016

23 out 2012 - 17h20
(atualizado às 20h37)
Compartilhar
Giuliander Carpes
Direto do Rio de Janeiro

Usain Bolt, bicampeão olímpico nos 100 m, 200 m e revezamento 4x100 m rasos está no Brasil pela primeira vez e prometeu voltar para se consagrar definitivamente na Olimpíada do Rio em 2016. "Acho que se eu souber administrar meus treinamentos e competições nos próximos anos posso voltar e ser tricampeão nas provas que disputo", disse o jamaicano, que vai completar 30 anos no último dia dos próximos Jogos Olímpicos.

Depois das medalhas olímpicas em Londres, Bolt disse: "eu sou uma lenda". Sua ideia é aumentar o reinado até o desfecho vitorioso em 2016. "Eu trabalho duro para ser o maior nome do meu esporte, o atletismo. Aí deixo para a imprensa e os fãs definirem se serei melhor que outras lendas de outros esportes, como Pelé (futebol) e Mohammed Ali (boxe)", afirmou o atleta, que visitou a Vila Olímpica do Mato Alto, na zona oeste do Rio de Janeiro, e brincou com algumas das mais de 7 mil crianças do projeto de inclusão social por meio do esporte.

Um dos seus próximos passos deve ser tentar bater seu recorde mundial nos 100 m (9s58) e 200 m rasos (19s19). "Este é definitivamente um dos meus próximos objetivos. Ainda quero correr mais rápido. Vou conversar com meu técnico para ver quando isso será possível. Provavelmente farei uma tentativa na próxima temporada."

Bolt praticamente descartou disputar o salto em distância na próxima Olimpíada. "Estive conversando com meu treinador e achamos que isso forçaria os meus joelhos e quadris, o que poderia me prejudicar nas provas de corrida. É uma modalidade que eu definitivamente gostaria de disputar, mas ainda não sei se será possível."

O jamaicano chegou nesta terça-feira ao Rio de Janeiro e sobrevoou os principais pontos turísticos da cidade, assim como alguns locais que serão utilizados na Olimpíada, como o Estádio do Engenhão (onde serão disputadas as provas de atletismo), o Maracanã e os terrenos onde estão sendo construídos o Parque Olímpico e a Vila dos Atletas, na Barra da Tijuca. Diplomático, Bolt preferiu não fazer comparações do que viu com os palcos das duas últimas edições dos Jogos.

"Cada país aposta em desenhos diferentes para seus estádios. A China queria fazer um estádio espetacular, já Londres pensou em algo diferente. Eu não sei qual os planos do Rio para a Olimpíada. Com relação à pista, como olhei lá de cima, também fica difícil dizer", disse o atleta, que contou ainda que a vila que visitou dá condições às crianças melhores dos que as que teve na infância na Jamaica. "Aqui há uma pista muito boa. Eu comecei a correr na grama."

Quando desceu do helicóptero, Bolt foi levado pelo prefeito do Rio Eduardo Paes direto para a pista de atletismo, onde foi desafiado. Os dois brincaram de correr por alguns metros e depois o jamaicano fez o seu tradicional símbolo do raio, no que foi imitado pelo político. "Ele é um exemplo muito grande e tenho certeza que vai trazer muita inspiração para estas crianças que estão aqui", afirmou o prefeito

Sonho de jogar a futebol

Bolt disse que pretende se aposentar do atletismo depois da próxima Olimpíada. Seu plano é se dedicar ao futebol, uma de suas grandes paixões. "Eu participo de vários jogos de futebol durante o ano. São jogos de caridade em diversos países e eu acho que jogo muito bem. Minha ideia é jogar pelo time que torço, o Manchester United."

O jamaicano participa de uma festa na noite desta terça-feira, na Gávea, onde ele vai fazer a discotecagem, um de seus hobbies. Bolt disse que vai permanecer por mais dois dias na capital fluminense e pretende visitar melhor alguns lugares que ele só viu do helicóptero. "A praia é muito bonita. Achei tudo muito legal lá do alto. Espero poder conhecer um pouco mais nesses dois dias."

Usain Bolt chegou ao Rio de Janeiro e concedeu entrevista na Vila Olímpica do Mato
Usain Bolt chegou ao Rio de Janeiro e concedeu entrevista na Vila Olímpica do Mato
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade