PUBLICIDADE

Atletismo

Pivô de polêmica, Semenya será porta-bandeira da África do Sul em Londres

18 jul 2012 - 19h14
(atualizado em 19/7/2012 às 10h03)
Compartilhar

O Comitê Olímpico Sul-Africano anunciou nesta quarta-feira que a corredora Caster Semenya será a porta-bandeira na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, no dia 27 de julho. A atleta é a segunda mulher do país a receber tal honraria. Em Pequim 2008, a nadadora Natalie du Toit foi a responsável por carregar a bandeira da África do Sul.

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja os Jogos Olímpicos por outro ângulo em fotos panorâmicas

» De maus motoristas a supersticiosos, conheça os astros dos Jogos

"Caster é um exemplo para todos os atletas da África do Sul. Na adversidade, provou ser uma fonte de ispiração para os demais esportistas e temos certeza que esta inspiração influenciará todos os membros da esquadra olímpica", afirmou Gideon Sam, presidente do Comitê Olímpico Sul-Africano.

Nascida na Vila de GaMasehlong, na província de Limpopo, Semenya ficou conhecida em 2009, depois de vencer os 800 m no Mundial de Atletismo em Berlim. Na ocasião, a feminilidade dela foi contestada, obrigando a atleta a passar por um teste de comprovação de sexo. Nele, foi diagnosticado que a sul-africana é portadora de uma deficiência cromossomática que lhe confere características masculinas e femininas, além de produzir testosterona acima do normal para uma mulher.

Em Londres, Semeya competirá na prova dos 800 m, onde é a atual vice-campeã mundial. A delegação sul-africana embarca nesta quinta para a Inglaterra.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Em 2009, Caster Semenya passou por um teste de comprovação de sexo
Em 2009, Caster Semenya passou por um teste de comprovação de sexo
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade