0

Por doping, italiano campeão olímpico é banido dos Jogos de Londres

10 ago 2012
14h26

Atual campeão olímpico da marcha atlética de 50 km, Alex Schwazer está oficialmente fora da Olimpíada de Londres. O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta sexta-feira que o italiano não poderá competir no evento por uso de doping.

» Veja as mais belas atletas, torcedoras e cheerleaders de Londres 2012
» Vote na maior decepção brasileira nos Jogos de Londres
» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres
» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres
» Confira a programação de ao vivo do Terra
» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

Schwazer, 27 anos, testou positivo para eritropoetina (EPO) em 30 de julho, em Caline, na Itália. A eritropoetina é um hormônio renal utilizado por esportistas para aumentar a resistência. Ele provoca aumento de glóbulos vermelhos no sangue, responsáveis pela oxigenação do corpo.

Depois do teste, o atleta já havia sido suspenso pelo Comitê Nacional Olímpico Italiano (CONI). Emocionado, ele confessou no início desta semana, em entrevista transmitida oficialmente pela televisão, ter comprado a substância na Turquia. Na ocasião, disse ainda que o doping era algo recente em sua vida, depois de três anos muito difíceis. "Estava cansado e não podia mais", contou o campeão olímpico, afirmando também que se desesperou e tentou evitar o controle antidoping quando médicos foram a sua casa.

Schwazer deveria competir na Olimpíada de Londres neste sábado, na marcha atlética de 50 km. Na mesma entrevista, ele afirmou que não fazia uso de substâncias proibidas quando venceu a mesma prova nos Jogos de Pequim, em 2008, e se mostrou tranquilo quanto à possibilidade de o COI analisar as amostras de urina do esportista de quatro anos atrás.

Nesta sexta, o COI informou ainda que o italiano deve ter sua credencial olímpica de Londres cancelada imediatamente. Segundo a entidade, os dados sobre o doping serão passados ainda à Associação Internacional de Federação de Atletismo (IAAF), que estudará possíveis outras medidas a serem tomadas contra o corredor.

Schwazer venceu a marcha atlética de 50 km em Pequim 2008
Schwazer venceu a marcha atlética de 50 km em Pequim 2008
Foto: Reuters
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade