PUBLICIDADE

Atletismo

Por obstrução, África do Sul ganha vaga na final do revezamento 4x400m

9 ago 2012 - 09h29
(atualizado às 10h17)
Compartilhar

Leandro Miranda
Direto de Londres

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) informou que a África do Sul estará na final da Olimpíada de Londres no revezamento 4x400 m, que será disputada nesta sexta-feira.

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja como foram as conquistas dos brasileiros

» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

A equipe sul-africana não completou a primeira bateria classificatória da modalidade, nesta quinta, por conta de um choque entre Ofentse Mogawane, segundo atleta do time, e o queniano Vincent Kiliu. Porém, a delegação do país protestou, e a IAAF julgou que Magawane sofreu uma obstrução, considerando então Kiliu como o "culpado" pelo acidente.

Com isso, haverá nove equipes na disputa da decisão, uma a mais que o previsto. Atual vice-campeã mundial do evento, África do Sul competirá na raia 9. As outras oito finalistas - que se classificaram normalmente com o desempenho na pista - são Bahamas, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Cuba, Rússia, Bélgica, Venezuela e Trinidad e Tobago.

Oscar Pistorius, que tem as duas pernas amputados e é primeiro atleta a competir na Olimpíada e na Paralimpíada no atletismo, terá agora mais uma chance de entrar em ação no Estádio Olímpico. Como era o terceiro atleta no revezamento, ele não chegou a correr na eliminatória.

Logo depois da queda do companheiro, Pistorius lamentou bastante o cenário que, naquele momento, significaria a eliminação precoce da África do Sul. "Não sei o que aconteceu com ele (Mogawane), é um atleta fenomenal. Estou muito chateado pelos meus companheiros, é frustrante porque ficamos em segundo lugar no Mundial do ano passado (em Daegu). Treinamos juntos por seis anos, e agora estamos muito tristes".

Menos de uma hora depois, no entanto, Pistorius utilizou o Twitter para comemorar a nova decisão da IAAF. "Estamos na final. O protesto do nosso time foi aceito e nos foi dada a raia 9. Agradeço a Deus. Roda gigante emocionante", escreveu ele, informando ainda que Mogawane deslocou o ombro devido ao choque com Kiliu.

Após a eliminação na semifinal dos 400 m rasos, o revezamento 4x400m é a última competição de Pistorius nos Jogos Olímpicos. A final da prova, com a presença de nove equipes, acontece nesta sexta-feira, às 17h20 (de Brasília).

Pistorius terá a oportunidade de competir na prova pela primeira vez
Pistorius terá a oportunidade de competir na prova pela primeira vez
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade