PUBLICIDADE

Atletismo

Preocupada com varas, Murer chega a Londres: "são prioridade"

30 jul 2012 - 14h22
(atualizado às 21h40)
Compartilhar
Emanuel Colombari
Direto de Londres

A saltadora Fabiana Murer desembarcou sorridente em Londres nesta segunda-feira, por volta das 17h40 (horário local, 13h40 de Brasília), para a disputa dos Jogos Olímpicos de 2012. Ao passar pelo Termina 1 do Aeroporto de Heathrow, a atleta e o técnico Elson Miranda empurravam carrinhos com as varas que serão utilizadas para a prova. Os dois treinavam na Itália, mas vieram da Alemanha por conta de uma questão logística no transporte das varas que Fabiana utilizará na Inglaterra.

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja como foram as conquistas dos brasileiros

» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

"Sempre que a gente faz um voo, a gente tem que ver a empresa aérea em que vai voar, se vai levar as varas ou não, confirmar no voo se cabe ou não ¿ porque, às vezes, a empresa leva, mas não cabe no voo. Sempre a prioridade é a vara. A bagagem pode ficar, a vara não", sorriu.

As declarações de Fabiana remetem ao incidente que ela protagonizou na Olimpíada de 2008, em Pequim. Quatro anos atrás, o instrumento que a brasileira utilizaria no salto com vara desapareceu do Estádio Ninho do Pássaro, o que a obrigou a saltar com uma vara emprestada. Desta vez, porém, a saltadora paulista assegurou cuidado redobrado.

"Eu sempre checo as varas, depois de Pequim. Sempre dou uma olhadinha antes de começar o aquecimento, para ver se minhas varas estão lá. A gente sempre faz um pedido para ninguém mexer nas varas sem uma pessoa do Brasil junto. Foi desse jeito no Mundial (de 2011, na Coreia do Sul), e aqui a gente vai fazer da mesma forma", afirmou Fabiana, campeão do salto com vara no Mundial realizado na cidade de Daegu.

Após os treinos na cidade italiana de Fórmia, Fabiana desembarcou otimista em Londres para buscar a medalha que escapou em Pequim 2008. A meta do técnico Elson Miranda é conseguir saltar 4,85 m na final para buscar um lugar no pódio - projeção semelhante à da atleta, que interrompeu a sequência de treinos apenas para a etapa de Mônaco da Liga Diamante.

"Eu treinei superbem em Fórmia, foi um período muito bom de treinamentos. Fiquei bastante tempo treinando, fiz uma competição só antes de vir para cá depois desse treinamento forte. Estou bem treinada, estou em boa forma", diz, ainda despistando sobre a final. "Acho que o primeiro de tudo é pensar na qualificação. O salto com vara é sempre uma prova difícil, ainda mais em Londres, onde o tempo é tempo é instável. Tenho que me concentrar na classificação, depois pensar na final e em saltar alto", completou.

Ainda assim, Fabiana concordou com a projeção e afirmou que precisa ¿saltar 4,80 m ou 4,85 m para tentar conquistar uma medalha¿. Após o desembarque, a brasileira anunciou que irá treinar no Crystal Palace National Sports Centre, local escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro para a aclimatação dos esportistas na Inglaterra, antes de fazer um aquecimento na véspera da prova em Londres. "Agora são treinos bem leves, só para descansar mesmo e chegar pronta", disse.

Fabiana competirá agora no dia 4 de agosto, na qualificação da prova ¿ se passar, fará a final dois dias depois, no Estádio Olímpico de Londres. E mesmo com o tempo instável da capital inglesa, ela afirma: está pronta para evitar qualquer incidente com as varas na hora de saltar. "Tenho várias varas aqui para qualquer tempo - se estiver calor, frio, vento contra, vento a favor", avisou.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade