1 evento ao vivo

Queniana vence e Brasil fica fora do pódio feminino na São Silvestre

31 dez 2011
17h59
atualizado às 19h52
Danilo Vital
Direto de São Paulo

A queniana Priscah Jeptoo foi a grande vencedora da Corrida de São Silvestre em 2011. Após uma intensa disputa com Wude Ayalew, da Etiópia, a corrida foi decidida apenas na frente do Parque do Ibirapuera, nos metros finais. Com o tempo de 48min48s, a vencedora quebrou o recorde da prova.A melhor brasileira foi a piauiense Cruz Nonata (51min59s), que chegou em sexto lugar, mas com isso o País ficou fora do pódio da corrida.

Depois de largarem na Avenida Paulista com 20min de antecedência em relação aos homens, as mulheres da São Silvestre seguiram em um grande pelotão para a primeira grande descida da corrida. Na Rua Major Natanael a velocidade da prova aumentou e com isso o pelotão da frente diminuiu. Cerca de dez atletas se aproximaram primeiro do Estádio do Pacaembu e começaram a disparar.

Depois de passarem pela Avenida Pacaembu e pela Barra Funda, Priscah Jeptoo e Wude Ayalew dispararam de vez. Lado a lado, a queniana e a etíope entra na Av. Rudge e foram até o centro da cidade. Com uma pequena vantagem, Jeptoo tentou abrir vantagem, mas Ayalew manteve firme em sua perseguição.

Após saírem do centro de São Paulo, as duas entraram juntas na subida da Avenida Brigadeiro Luis Antônio e assim ficaram até passarem pelo cruzamento com a Avenida Paulista. Sem sinais de cansaço, as duas mantiveram o ritmo e ganharam velocidade quando começaram a descer a mesma avenida, trecho que foi incluído no novo percurso da São Silvestre, alterado neste ano.

Elas chegaram juntas na frente do Parque do Ibirapuera e, em um sprint final emocionante, Jeptoo disparou nos últimos 100 metros e venceu a São Silvestre de 2011. A briga pela posição ainda fez com que ela quebrasse o recorde da prova, concluindo os quinze quilômetros em 48min48s.

Dessa forma, o Quênia alcançou sua nona vitória feminina na história da São Silvestre. O Brasil tem apenas cinco títulos e não vence a prova desde 2006.

Veja os tempos das seis primeiras colocadas da São Silvestre de 2011

1ª) Priscah Jeptoo (QUE) - 48min48s
2ª) Wude Ayalew (ETI) - 48min52s
3ª) Eunice Kirwa (QUE) - 50min58s
4ª) Nadia Ejjafin (ITA) - 51min19s
5ª) Rumokol Chepkanan (QUE) - 51min44s
6ª) Cruz Nonata (BRA) - 51min59s

Jeptoo cruza a linha de chegada poucos metros à frente da etíope Wude Ayalew
Jeptoo cruza a linha de chegada poucos metros à frente da etíope Wude Ayalew
Foto: Djalma Vassão / Gazeta Press
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade