PUBLICIDADE

Atletismo

Ronald Julião vence GP Brasil e supera índice A para Londres

20 mai 2012 - 14h29
(atualizado em 23/5/2012 às 18h27)
Compartilhar

O brasileiro Ronald Julião venceu neste domingo a disputa de lançamento de disco no Grande Prêmio Brasil, no Rio de Janeiro, ao atingir 65m41. Com a marca, o atleta registrou novo recorde brasileiro para a modalidade e superou o índice A da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) para a Olimpíada de Londres, competição para a qual já havia conseguido classificação.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba como estão os ídolos da Seleção de prata de 1988

Com um lançamento de 63m01 que lhe deu a vitória no Long Beach Invitational, no Estados Unidos, em abril, Julião havia superado em 1 cm o índice exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para os Jogos deste ano. O atleta chegou a melhorar essa marca também nos EUA, antes de bater o índice A da IAAF, de 65 m.

"Faltava encaixar um bom lançamento, mas eu estava treinando para o índice A. Demorou um pouquinho para eu lançar 65 m, mas eu sabia que ia sair, porque de acordo com o que venho fazendo nos treinamentos, estávamos trabalhando com a expectativa de algo entre 64 e 66 m", disse o atleta. "Hoje, acordei achando que ia fazer os 65 m e até comentei isso com o pessoal da prova quando cheguei ao estádio", acrescentou Julião.

De acordo com o lançador, que completa 27 anos no próximo mês, a marca obtida no GP do Rio o motiva ainda mais e também estimula os outros atletas da modalidade. "Eles vieram me parabenizar e disseram que vão correr atrás da marca", afirmou. Completaram o pódio o cubano Jorge Fernández (63m89) e o argentino German Lauro (60,48 m).

Índice nos 800 m

O brasileiro Diego Gomes ficou em segundo, neste domingo, na prova dos 800 m, vencida pelo queniano Anthony Chemut, que cravou 1min45s27. Porém, o tempo de Diego, 1min45s62, supera o índice estabelecido pela CBAt para a Olimpíada.

"Mas o Diomar (de Souza) tem exatamente o mesmo tempo e esse índice é o B da IAAF, o que só garante uma vaga", afirmou Diego. "Mas ainda temos mais duas competições (Ibero-Americano e Troféu Brasil) e tem pelo menos mais uns três atletas brigando pelas vagas", acrescentou o brasileiro.

Também com 1min45s62, Diomar venceu em abril deste ano os 800 m no Campeonato Estadual do Rio Grande do Sul, batendo o índice de 1min45s92 da CBAt.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Cathy Freeman conquista medalha de ouro em Sidney; reveja:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade