0

Vaga de Pistorius em Londres gera debate sobre homens e máquinas

8 jul 2012
08h29

Primeiro biamputado a participar de uma Olimpíada, a presença do corredor sul-africano Oscar Pistorius ainda proporciona muitos debates. O principal questionamento dos especialistas é se a evolução das próteses, que aos poucos estão permitindo algumas pessoas a praticarem um esporte de alto rendimento, podem dar uma significativa vantagem sobre os corredores comuns no futuro.

» Veja como colocar o widget de Londres 2012 em seu site
» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos
» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Segundo Hugh Herr, diretor do grupo de Biomecatrônica do Instituto de TEcnologia de Massachusetts, as próteses deverão evoluir de tal forma que elas simularão quase que perfeitamente as pernas humanas, o que poderá, segundo o pesquisador, diminuir significaticamente as marcas estabelecidas nas Paralímpiadas.

No entanto, Herr admitiu que no momento os atletas deficientes precisam fazer um esforço muito maior para atingir os mesmos tempos que os corredores comuns. Segundo o estudioso, o objetivo das próximas pesquisas é diminuir o esforço que as pessoas com próteses mecânicas fazem para correr, bem como diminuir os custos de fabricação das mesmas.

Oscar Pistorius, que participou da Paralímpiada de 2008, conseguiu vaga para disputar os 400m e o revezamento 4x400 m em Londres 2012. Hugh Herr admitiu que a participação do sul-africano na Olimpíada deste ano será um marco na interação entre seres humanos e máquinas.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Oscar Pistorius vai competir nos Jogos de Londres como parte da equipe de revezamento da África do Sul
Oscar Pistorius vai competir nos Jogos de Londres como parte da equipe de revezamento da África do Sul
Foto: Getty Images
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade