3 eventos ao vivo

Vanda Gomes é suspensa após doping e está fora de Olimpíadas

17 dez 2014
15h45
atualizado às 16h23
  • separator
  • comentários

Depois de apresentar resultado positivo em exame surpresa de dopagem fora do período de competição, a velocista Vanda Gomes foi julgada e suspensa por dois anos, e não poderá participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

A decisão foi tomada pela Comissão Disciplinar Nacional (CDN), do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) de forma unânime, em sessão realizada na noite de terça-feira, na Federação Paulista de Atletismo, em São Paulo.

<p>Vanda Gomes foi suspensa após acusação de doping</p>
Vanda Gomes foi suspensa após acusação de doping
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra

Quarta colocada do ranking brasileiro dos 200m e peça importante no revezamento 4x100 metros do Brasil no atletismo, o teste de Vande deu positivo para a substância Anastrozole, responsável por inibir a transformação de hormônios masculinos em femininos, em exame surpresa realizado no dia 25 de setembro - fora do período de competição.

Como Vanda não solicitou o exame da amostra "B" de sua urina no prazo determinado pelas Regras da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), o CBAt a suspendeu provisoriamente no dia 5 de dezembro - data em que começa a valer a conta da punição. Os advogados da velocista poderão recorrer, mas se a decisão for mantida, ela pode dizer adeus às Olimpíadas.

Na mesma sessão, foram julgados os casos dos atletas Francisco Ivan da Silva Filho e Silvano Lima Pinto, que também foram pegos no exame de doping. Francisco foi suspenso por um ano depois de apresentar substâncias proibidas durante a Volta das Nações, em Campo Grande (MS). A punição pode ser reduzida para quatro meses, dependendo de controles antidoping realizados até lá. Já Silvano foi suspenso por dois anos (contando a partir de 8 de outubro) por se recusar a passar pelo controle de doping no dia 24 de agosto, durante a Corrida da Saúde, em Sorocaba (SP).

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade