PUBLICIDADE

Atletismo

vc repórter: atleta sai de SC e percorrerá 4,2 mil km até MA

19 mar 2013 - 14h08
Compartilhar
Exibir comentários
Jacson Gomes Rodrigues saiu de Bombinhas em direção a Alto Alegre do Pindaré
Jacson Gomes Rodrigues saiu de Bombinhas em direção a Alto Alegre do Pindaré
Foto: Fabrício Jachowicz / vc repórter

O atleta Jacson Gomes Rodrigues, 28 anos, partiu da praia de Bombinhas, litoral norte de Santa Catarina, no último domingo, em busca de um sonho: voltar para casa na cidade de Alto Alegre do Pindaré, no Maranhão. Porém, a maneira com que ele fará o trajeto não será nada comum. Jacson percorrerá nada menos que 4,2 mil quilômetros correndo até chegar a sua terra-natal.

A ideia é completar a viagem entre quatro e cinco meses, fazendo uma média de 30 a 40 quilômetros por dia. O experiente maratonista Giliard Pinheiro, que já foi terceiro colocado na Maratona de Buenos Aires e é tetracampeão da K42 Bombinhas, ajudou o maranhense em seu treino e o orientou a não apertar o ritmo.

“Eu disse a ele que era possível correr essa média, em dois períodos, um treino pela manhã e um no fim da tarde. Ele não pode ser maluco de correr em um ritmo forte. Mas ele me ligou ontem (segunda-feira) falando que já tinha percorrido 80 quilômetros e já estava em Itajaí. Disse para ele segurar um pouco”, afirmou Giliard.

Jacson conseguiu autorização da Polícia Federal dos estados por onde passará para poder parar nos postos e descansar dentro de uma Kombi que adaptou para o trajeto. No veículo estará apenas o motorista, que carregará alimentos, isotônicos e kit de primeiros socorros, além de colchões infláveis para poder dormir e descansar.

Giliard explicou que algumas das cidades por onde passará, a prefeitura local irá disponibilizar hotéis para que o descanso seja melhor. Além disso, Jacson não deve correr todos os dias.

O atleta contou que o amigo maranhense trabalha há quatro anos em Bombinhas e que a cada seis meses fazia o trajeto para sua terra natal de ônibus e carro para visitar sua família. “Ele via pessoas fazendo esse trajeto correndo e colocou isso na cabeça como um sonho. Ele falou que vai divulgar o município de Bombinhas para o mundo, levantando a bandeira da preservação ambiental”, afirmou. “Ficamos surpresos pela determinação dele”, completou.

Giliard disse que Jacson está preparado fisica e psicologicamente para o percurso. “Passei a planilha de treino para ele e o orientei. Treinou o verão todo, com sol, chuva. Ele está preparado. A preocupação é o trânsito”, disse o atleta, ao lembrar que em algumas rodovias não há acostamento para correr com segurança.

Para isso Jacson conseguiu, através de doação, uma roupa que brilha no escuro. “Ele disse que adora correr à noite. Conseguiu roupas que brilham para poder fazer isso. Esperamos que tenha bom êxito”, afirmou.

Quando chegar no Tocantins, faltando 1 mil quilômetros para completar seu trajeto, Jacson receberá o apoio de uma equipe de corrida. “Um grupo do Maranhão de mais oito atletas encontrará com ele para a parte final. A partir daí correrão em forma de revezamento”, explicou Giliard.

O amigo explicou que, ao longo do trajeto, qualquer ajuda é válida. “As pessoas que virem o Jacson podem ajudar com comida, isotônico ou até mesmo com um grito de incentivo. Tudo isso é bem-vindo”, disse Giliard.

O internauta Fabrício Jachowicz, de Bombinhas (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade