PUBLICIDADE

Atletismo

Visando maratona olímpica, Marílson treina na altitude colombiana

11 jul 2012 - 15h04
(atualizado em 12/7/2012 às 16h26)
Compartilhar

Em fase final de preparação para os Jogos Olímpicos de Londres, o brasileiro Marílson Gomes dos Santos embarcou, neste final de semana, para a cidade de Paipa, na Colômbia, onde realizará treinamentos visando a maratona em território inglês, que ocorre no próximo dia 12 de agosto e encerra a competição olímpica. Bicampeão da Maratona de Nova York e tricampeão da São Silvestre, o fundista destacou a chance de treinar na cidade que fica a 2.577 metros acima do nível do mar.

Marílson irá treinar na altitude da Colômbia para se preparar para os Jogos Olíimpicos
Marílson irá treinar na altitude da Colômbia para se preparar para os Jogos Olíimpicos
Foto: AP

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

"Espero que esse treinamento seja decisivo para meu resultado em Londres. Em Paipa, será tudo mais fácil, a questão do transporte também, tudo bem perto. Será tudo de que um atleta precisa: descanso, treino, alimentação, fora os benefícios fisiológicos de treinar em altitude. Vários atletas já se preparam na altitude. Então, será bom para entrar em condição de igualdade com os outros atletas", explicou Marílson, que obteve seu melhor tempo nos 42 km e 195 m em 17 de abril de 2011, quando anotou 2h06min34 na Maratona de Londres.

Além disso, analisando o ponto de vista emocional e físico, o fundista nacional ressaltou a oportunidade de realizar a preparação na altitude. Pretendendo evitar o desgaste, Marílson lembrou que Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, também treinou em um local acima do nível do mar.

"Tenho de acreditar. Deu certo com o Vanderlei, funciona com outros atletas também. Tenho de aproveitar. E saber treinar... Não vai adiantar eu me "matar". Às vezes, a vontade de vencer faz os atletas errarem. Terei de contar com a experiência para saber os benefícios da atitude e utilizar isso a meu favor, sem me prejudicar", afirmou.

No entanto, apesar da confiança em seus métodos de preparação, o maratonista evitou fazer previsões para a disputa na capital inglesa. Segundo o atleta, diversos fatores externos ou físicos podem alterar o resultado final da prova, independente do condicionamento dos competidores.

"Com a experiência de ter participado de grandes maratonas, já vi tanta coisa acontecer... Maratona é o tipo de prova em que tudo pode ocorrer. Não tem nome, não tem marca que faça com que a prova seja definida antes. De repente, posso ter chances reais de medalha como posso não ter nenhuma chance", completou.

Por último, Marílson Gomes dos Santos comentou sobre o clima de Londres. "Torço para que o clima seja parecido com o do Brasil, apesar de ter corrido poucas provas com clima quente. Estou preparado para o clima frio e chuvoso de Londres, esse é sempre um adversário, tenho corrido bem nos climas frios, mas, se estiver quente, iguala mais as coisas também. Embora seja o mesmo para todos os atletas que estão competindo, um clima pode ser mais favorável para um do que para o outro. Mas sei que tenho de me preparar para qualquer clima", encerrou.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade