PUBLICIDADE

Atual campeã mundial Espanha é eliminada na 1a fase após perder para Chile

18 jun 2014 - 19h11
Compartilhar

A atual campeã mundial Espanha foi eliminada da Copa do Mundo nesta quarta-feira ainda na primeira fase, ao ser derrotada por 2 x 0 pelo Chile, colocando fim a uma das maiores dinastias do futebol moderno.

Os jogadores da seleção da Espanha David Silva, Sergio Busquets, Diego Costa, Andrés Iniesta e Xabi Alonso durante partida contra o Chile no Maracanã no Rio de Janeiro. 18/6/2014
Os jogadores da seleção da Espanha David Silva, Sergio Busquets, Diego Costa, Andrés Iniesta e Xabi Alonso durante partida contra o Chile no Maracanã no Rio de Janeiro. 18/6/2014
Foto: Dylan Martinez / Reuters

No dia em que o rei da Espanha Carlos também assinou a lei de abdicação, os jogadores espanhóis deixaram seu trono após a impressionante vitória chilena, com gols de Eduardo Vargas, aos 20 minutos, e Charles Aranguiz, a dois minutos do intervalo.

A seleção do Chile avançou para as oitavas de final, juntamente com a Holanda, enquanto Austrália e Espanha estão eliminadas no Grupo B do Mundial no Brasil.

"Não podemos reclamar que não merecíamos sair, eles foram melhores do que nós", disse o técnico da Espanha, Vicente del Bosque, à TV espanhola.

"A equipe mostrou caráter, pressionamos no ataque, mas tivemos pouca sorte na frente do gol. Fomos certamente inferiores a nossos rivais aqui na Copa. Não é o momento de pensar sobre o futuro. Pouco a pouco vamos fazer as avaliações necessárias."

A Holanda, que venceu a Espanha por 5 x 1, e o Chile têm seis pontos e se enfrentam em São Paulo para definir a primeira colocação no grupo. Um deles provavelmente enfrentará o Brasil nas oitavas de final, se o time brasileiro confirmar sua classificação.

"Estou feliz com a partida dos jogadores, a equipe foi à altura do desafio, agora temos que jogar contra a Holanda para chegar em primeiro lugar no grupo", afirmou o técnico do Chile, Jorge Sampaoli.

A equipe espanhola, goleada pela Holanda no jogo de abertura do Grupo B, ficou longe do desempenho do time que triunfou há quatro anos e ganhou dois títulos europeus.

A Espanha tornou-se a terceira campeã nas últimas quatro Copas do Mundo a cair na primeira fase, e sua eliminação quase certamente irá acabar com as longas carreiras na seleção dos grandes nomes do time que venceu as Eurocopas de 2008 e 2012 e seu primeiro Mundial, na África do Sul, há quatro anos, com um gol de Iniesta na prorrogação contra a Holanda.

O Chile, que nunca havia vencido a Espanha em 10 confrontos anteriores, parecia bem definido, composto e confiante desde o início e ainda mais rápido no segundo tempo.

"Pedimos perdão às pessoas", disse Casillas. "Nós somos responsáveis, mas também os primeiros a sentir a dor e a frustração. Não resta mais nada agora, a não ser olhar para o futuro."

"Vamos apenas tentar nos concentrar nas coisas boas sobre esta equipe", completou.

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447765)) REUTERS TR SPA

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade