PUBLICIDADE

Augusto Dutra vai à final do salto com vara no Mundial de Moscou

10 ago 2013 - 08h43
Compartilhar

Pela primeira vez na história o Brasil disputou o salto com vara em um Mundial de Atletismo com três representantes. Mas a final no Estádio Olímpico de Moscou, na Rússia, terá apenas um atleta do país. Neste sábado, no classificatório, Augusto Dutra, com 5,55m, passou na sexta colocação. Campeão mundial de juvenis e recordista sul-americano, Thiago Braz, não conseguiu a vaga, assim como João Gabriel Souza.

Estreante em Mundiais, Dutra superou o sarrafo a 5,40m na sua terceira e última tentativa. Aliviado por seguir na prova, o paulista de 23 anos ficou mais calmo e ultrapassou a marca de 5,55m com certa tranquilidade. A partir daí foi só aguardar a eliminação de alguns adversários para a classificação ficar garantida. Trezes varistas passaram para a final. Campeão olímpico, o francês Renaud Lavillenie, e o tcheco Jan Kudlicka, obtiveram a melhor marca: 5,65m.

Thiago Braz ficou muito perto da vaga. Recordista sul-americano com 5,83m, ele não teve dificuldade para superar o sarrafo a 5,40m. Mas, a partir daí, o fato de poder se tornar o saltador mais jovem em uma final, superando o mito ucraniano Sergey Bubka, parece ter pesado. O brasileiro não conseguiu saltar mais alto e terminou em 14º lugar, a uma posição da classificação.

Também estreante em Mundiais, João Gabriel Souza obtee apenas 5,25m e ficou em 29º.

Outras provas

Nos 800m, Kleberson Davide chegou em quinto lugar na primeira bateria do qualificatório com o tempo de 1m48s28. No geral, o paulista ficou apenas em 35º, o que não permitiu sua classificação para a semifinal. No lançamento de disco, a campeã sul-americana Fernanda Borges decepcionou. Nas duas primeiras tentativas, acertou a grade de proteção. Na terceira, e última, lançou para fora da zona permitida. Com isso, deixou o Mundial em último lugar no qualificatório, sem marca e sem a vaga na final.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
TAGS
Publicidade