PUBLICIDADE

Australiana Stephanie Gilmore é hexacampeã mundial de surfe

28 nov 2014 - 11h41
Compartilhar

A australiana Stephanie Gilmore, de 26 anos, tornou-se hexacampeã mundial de surfe na última quinta-feira, no Havaí, mesmo caindo nas quartas de final na ilha de Maui. O sexto título do WCT só foi confirmado na final, quando a também australiana Tyler Wright perdeu a decisão para a havaiana Carissa Moore, em Honolua Bay. Caso vencesse, Wright forçaria uma bateria extra contra Gilmore para definir a ponta do ranking, já que as duas ficariam empatadas com 64.200 pontos.

Após não vencer sequer uma etapa no Mundial de 2013, Gilmore começou a temporada vencendo em casa na Gold Coast. No entanto, logo depois a defensora do título mundial, Carissa Moore, assumiu a ponta do ranking ao conquistar duas vitórias seguidas em finais, ambas na Austrália. Primeiro, em Bells Beach, e depois em Margaret River. Na ocasião, Gilmore parou nas semifinais. Em seguida, nas ondas da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a australiana não venceu nenhuma bateria, distanciando-se da ponta do ranking, que passou a ser de Sally Fitzgibbons com a vitória no Brasil.

Depois do fiasco no Rio de Janeiro, Gilmore iniciou sua reação sendo finalista nas três etapas seguintes. Em Fiji, foi vice-campeã e viu Fitzgibbons conquistar seu segundo triunfo consecutivo. Mas retomou o caminho das vitórias em Lower Trestles, nos Estados Unidos, e em Portugal, onde assumiu a ponta do ranking na última parada antes da etapa final na ilha de Maui, no Havaí.

"Foi, sem dúvidas, uma das corridas do título mais emocionantes da história do esporte", disse a hexacampeã. "Todas as meninas do topo do ranking sempre ficaram muito próximas. Só mesmo eu fiquei um pouco para trás na metade da temporada, mas ainda estava obtendo bons resultados e sempre senti que estava viva na briga do título", analisou a australiana.

Estrando no WCT de 2007, Stephanie Gilmore é a mais velha entre as 17 melhores surfistas do mundo, mesmo tendo apenas 26 anos de idade. A australiana reinou absoluta durante quatro temporadas, até Carissa Moore impedir o pentacampeonato consecutivo em 2011. Gilmore voltou a ser a melhor do mundo em 2012, mas perdeu o título para a havaiana no ano passado.

A última etapa do Mundial masculino, em Pipeline, no Havaí, está marcada para acontecer entre os dias oito e 20 de dezembro. Gabriel Medina, de 20 anos, vai tentar ser o primeiro brasileiro a ser campeão do mundo. O australiano Mick Fanning e o norte-americano Kelly Slater, 11 vezes vencedor, são os únicos surfistas que podem atrapalhar os planos do paulista de Maresias.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
TAGS
Publicidade