Barrichello anuncia contrato para disputar a Indy em 2012
1 mar2012 - 11h58
(atualizado às 18h04)
Compartilhar
Henrique Moretti
Direto de São Paulo
O brasileiro Rubens Barrichello anunciou, nesta quinta-feira, que vai disputar a temporada de 2012 na Fórmula Indy pela equipe KV Racing, na qual realizou testes de pré-temporada. Pouco antes da entrevista coletiva foi realizada em São Paulo, o pai do piloto, Rubão Barrichello, já havia confirmado o fato.
"Depois de receber o convite da KV Racing, tive que correr em casa", brincou o novo piloto da Indy. O brasileiro, inclusive, disputará as cinco provas ovais previstas no calendário, contornando o fato de que nunca disputaria corridas neste tipo de circuito, promessa feita para Silvana, sua mulher.
"A situação da Silvana era realmente verdade. Eu tinha prometido para ela, tinha planejado correr 25 anos de F1 e depois parar. Nunca imaginei correr em um oval. Muitas vezes juntos assistindo à corrida do Tony ou Felipe Giaffone ela me perguntou: 'você nunca vai fazer isso né?' E eu disse: 'não, fica tranquila'. Foi aí que surgiu a promessa e é a ela que eu tenho que agradecer", explicou.
Com a confirmação, Barrichello substitui o japonês Takuma Sato, outro ex-Fórmula 1, que correu em 2011 ao lado de Tony Kanaan e do venezuelano Ernesto José Viso. Kanaan segue no time, agora correndo ao lado do compatriota, assim como Viso. Sato foi para a Rahal-Letterman.
O acerto já era esperado desde a segunda-feira, quando a conta da KV Racing no Twitter anunciou que tinha um importante comunicado a fazer a respeito de seus pilotos. Na ocasião, porém, o time apenas oficializou ao público a permanência de E.J. Viso no time por mais uma temporada, deixando a comunicação sobre Rubinho para a coletiva desta quinta-feira.
Após perder a vaga na Williams para o compatriota Bruno Senna, Barrichello encerrou uma trajetória de 19 temporadas na Fórmula 1, entre 1993 e 2011. Neste período, ele correu por Jordan, Stewart, Ferrari, Honda, Brawn e Williams, conquistando 11 vitórias e alcançando o vice-campeonato em duas ocasiões (2002 e 2004).
Nesta quinta, Rubinho se tornou o terceiro brasileiro confirmado na Fórmula Indy em 2012. Além de Kanaan na KV Racing, Helio Castroneves permanece na Penske. Vitor Meira deixou a AJ Foyt, e Bia Figueiredo ainda não tem o futuro definido.
Barrichello aproveitou a entrevista desta quinta para apresentar a imagem do carro no qual competirá em 2012, com a cor azul. Ele vestiu inclusive o macacão que usará durante a temporada, da mesma cor. Seu capacete manterá o desenho em vermelho, azul e branco, como era na época da F1.
Na Indy, o brasileiro competirá com o número oito. O 11, o seu preferido, já tinha dono: era justamente de Tony Kanaan. "Tentei comprar, mas não deu certo", brincou Rubinho durante a coletiva, na qual foi acompanhado pelo piloto baiano e pelos chefes da KV (Jimmy Vasser e Kevin Kalkhoven).
Kanaan, que foi campeão da categoria em 2004, mantém grande relacionamento com o compatriota, o qual costuma chamar de "irmão", e anunciou nesta quinta a renovação do contrato com a KV até 2013 - já Barrichello assinou até o fim desta temporada.
Rubens Barrichello ficou sem a vaga na Williams e deixou a Fórmula 1. O brasileiro, porém, não ficou muito tempo sem emprego e acertou rapidamente com a KV Racing, equipe pela qual correrá na Fórmula Indy em 2012. Por isso, o Terra selecionou os 20 momentos mais marcantes do piloto, relembrando suas 19 temporadas na Fórmula 1 e sua estreia nos EUA. Saiba mais nas próximas páginas:
Foto: Getty Images
GP da África do Sul de 1993No circuito de Kyalami, Barrichello disputou em 1993 o primeiro de seus - até agora - 323 Grandes Prêmios na Fórmula 1. O piloto que é recordista nesse quesito estreou pela Jordan e abandonou a prova na 31ª volta, com problemas no câmbio
Foto: Getty Images
GP da Europa de 1993A terceira etapa daquela temporada é lembrada até hoje como uma das melhores exibições da carreira de Ayrton Senna (foto), que venceu. Mas houve um coadjuvante de peso em Donington Park: Barrichello, que largou em 12º, mas mostrou pela primeira vez na carreira sua grande habilidade na chuva, chegando à terceira posição. Porém, ele teve problemas no sistema de alimentação de combustível e abandonou na penúltima volta - mesmo assim, ainda terminou em 10º
Foto: Getty Images
GP do Pacífico de 1994O primeiro pódio de Barrichello na Fórmula 1 veio na segunda prova de 1994. Ainda pela Jordan, o brasileiro largou na oitava posição no autódromo de Aida, no Japão, e terminou na terceira. A corrida foi marcada pelo domínio da Benneton do alemão Michael Schumacher, que deu uma volta em todos os outros competidores, à exceção do segundo colocado, o austríaco Gerhard Berger
Foto: Getty Images
GP de San Marino de 1994Um dos principais acidentes da carreira do piloto aconteceu nos treinos livres para a prova seguinte. A mais de 200 km/h, ele decolou com sua Jordan no circuito de Ímola e se chocou violentamente contra a barreira de pneus. Dois dias depois, a então jovem promessa não participou da prova devido ao nariz quebrado e ao gesso no braço. Naquele mesmo domingo, 1º de maio, Ayrton Senna morreu após bater sua Williams na curva Tamburello
Foto: Getty Images
GP da Bélgica de 1994Com 14, o brasileiro soma mais pole positions que vitórias (11) em sua história na categoria. A primeira vez em que ele largou na primeira colocação foi surpreendente. Em 1994, no circuito de Spa-Francorchamps, ele aproveitou a pista molhada e se tornou o pole mais jovem da história, com 22 anos, três meses e cinco dias - atualmente é o terceiro da lista, atrás de Sebastian Vettel e Fernando Alonso. Na corrida, abandonou na 19ª volta, após acidente
Foto: Getty Images
GP da Europa de 1999A Stewart durou de 1997 a 1999 e em todas as temporadas teve Barrichello como seu principal pontuador. No último ano, porém, a primeira e única vitória da história da equipe veio com o britânico Johnny Herbert, que triunfou no circuito de Nurburgring, na Alemanha. Com a terceira colocação, o brasileiro também subiu ao pódio na corrida, que foi disputada sob uma chuva fraca que deixou as condições caóticas - apenas nove carros cruzaram a linha de chegada
Foto: Getty Images
GP da Alemanha de 2000A primeira vitória da carreira de Barrichello também foi sob chuva. Em Hockenheim, ele teve uma de suas atuações mais notáveis e venceu em sua 11ª exibição pela Ferrari. O piloto largou em 18º, conseguiu muitas ultrapassagens e se beneficiou por um francês que invadiu a pista e provocou a entrada do safety car. Mais próximos dos líderes, o brasileiro bateu Mika Hakkinen ao não trocar pneus quando a chuva voltou a cair, completando a prova com slicks
Foto: Getty Images
GP da Áustria de 2001A passagem de seis anos de Barrichello pela Ferrari foi marcada por algumas polêmicas. No circuito de A1-Ring, o brasileiro, respeitando ordens da equipe, cedeu a segunda posição ao companheiro, Michael Schumacher, na última volta da prova. A etapa era apenas a sexta do campeonato, que seria vencido pelo alemão com 58 pontos de vantagem sobre o britânico David Coutlhard, da McLaren - o equivalente a quase seis vitórias
Foto: Getty Images
GP da Áustria de 2002A "entregada" mais marcante da carreira de Barrichello viria um ano depois, no mesmo autódromo. Desta vez, o brasileiro liderava a prova quando, novamente sob ordens da Ferrari, permitiu a ultrapassagem de Schumacher já na reta dos boxes, a poucos metros da linha de chegada. Novamente, a corrida austríaca era a sexta do Mundial, ganho pelo alemão com 67 pontos a mais que o segundo colocado, justamente o companheiro de escuderia
Foto: Getty Images
GP dos EUA de 2002Depois dos dois episódios, Schumacher resolveu recompensar Barrichello. Na penúltima corrida de 2002, o alemão cedeu passagem ao brasileiro também nos metros finais. O paulista conseguiu a quinta vitória da carreira por uma diferença mínima: 0s011
Foto: Getty Images
GP da Inglaterra de 2003O sexto êxito de Barrichello na Fórmula 1 veio de maneira memorável e terminou com "sambadinha". Após obter a pole position, ele largou mal em Silverstone e caiu para o terceiro lugar, atrás da Renault de Jarno Trulli e da McLaren de Kimi Raikkonen. Agressivo, o brasileiro travou o primeiro belo duelo do dia com a Williams-BMW de Ralf Schumacher e superou o rival. No fim da prova, estava em segundo e pressionou Raikkonen até o finlandês cometer um erro
Foto: Getty Images
GP da Hungria de 2003A participação de Barrichello no circuito de Hungaroring em 2003 durou 19 voltas. O brasileiro, que havia largado na quinta posição, perdeu o controle de seu carro e abandonou, com um problema na suspensão. Poucos dias depois, a Ferrari emitiria um comunicado polêmico sobre o ocorrido, dizendo que a quebra do triângulo da suspensão traseira esquerda foi causada pelo piloto, que passou fortemente pela zebra em disputa com a Jaguar de Mark Webber
Foto: Getty Images
GP do Japão de 2003O penúltimo dos sete títulos mundiais de Schumacher foi conquistado com uma ajuda de Barrichello. O brasileiro deu mais tranquilidade ao colega dominando a maior parte da corrida em Suzuka, a última do ano, e deixando Kimi Raikkonen em segundo. Quando chegou à prova, o alemão precisava de apenas um ponto para garantir o troféu e foi justamente isso o que conseguiu no Japão, com o oitavo lugar. O finlandês terminou o ano com 91 pontos, contra 93 do campeão
Foto: Getty Images
GP da China de 2004A nona e última vitória de Barrichello pela Ferrari veio na antepenúltima etapa de 2004 e lhe assegurou também o vice-campeonato mundial - o segundo de sua carreira. No circuito de Xangai, o brasileiro não teve a concorrência de Schumacher, que largou em último por problemas no treino classificatório e logo no início da prova tocou seu carro com a Jaguar de Christian Klien. Ao final, o alemão terminou em 12º e ainda levou uma volta do companheiro
Foto: Getty Images
GP da Espanha de 2009Um dos maiores desabafos da carreira de Barrichello veio em Barcelona. Ele liderou a maior parte de sua quinta prova pela Brawn GP, mas perdeu a ponta no fim para o companheiro, o inglês Jenson Button, que durante a corrida mudou a estratégia de duas para três paradas. Em entrevista, o brasileiro disse que logo após a etapa cobrou explicações de Ross Brawn, ameaçando se aposentar da F1 imediatamente caso o chefe tivesse feito alguma manobra para ajudar Button
Foto: Getty Images
GP da Itália de 2009Brawn alegou que a mudança na estratégia de Button foi uma coincidência e uma necessidade de momento e tranquilizou Barrichello, que seguiu na equipe e conseguiu a segunda vitória no ano na Itália mesmo após largar apenas no quinto posto. Com o resultado, passou a alimentar o sonho de ser campeão mundial. Esta foi a 11ª e última vitória do brasileiro na categoria - número que faz dele o 28º maior vencedor de todos os tempos
Foto: Getty Images
GP do Brasil de 2009Button dominava o campeonato com seis vitórias nas sete primeiras corridas, mas caiu de rendimento e permitiu a Barrichello sonhar com o título mundial. Este chegou à corrida de Interlagos, a penúltima do ano, com 14 pontos a menos que o inglês - havia 20 em disputa. O brasileiro se animou ao fazer a pole, mas concluiu o GP em oitavo. Já o inglês, que largou apenas em 14º, brilhou e garantiu o título com o quinto lugar
Foto: Getty Images
GP da Hungria de 2010Em uma vingança pessoal para o piloto, ele conseguiu uma bela ultrapassagem mesmo após ser "espremido" contra o muro pela Mercedes de Schumacher na reta dos boxes do autódromo de Hungaroring. "A justiça foi feita hoje de certa forma, porque acho que ele ficou parado por três anos e não mudou nada", desabafou Barrichello após a manobra, que lhe valeu o décimo lugar já no fim da prova e fez com que o alemão perdesse dez lugares no grid da etapa seguinte
Foto: AFP
GP do Brasil de 2011O 323º e último Grande Prêmio de Barrichello na Fórmula 1. Discreto durante todo o fim de semana com sua Williams, o piloto largou na 12ª posição e terminou duas atrás, levando uma volta do vencedor da prova, o australiano Mark Webber. Em 19 exibições em Interlagos pela categoria, o brasileiro abandonou 11 e só subiu ao pódio uma vez: com o terceiro lugar em 2004
Foto: Getty Images
Testes de Sebring em 2012Barrichello foi chamado para testar pela KV Racing na Fórmula Indy; no final de fevereiro, foi anunciado como piloto da equipe para a temporada 2012