PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Com saltos e batidas, "Stock Car na terra" leva Nelsinho a X-Games; entenda

Brasileiro da Nascar disputará o Global RallyCross ao lado de Guilherme Spinelli em Foz do Iguaçu; em entrevista ao Terra, ele explica como chegou à prova, o que esperar da disputa e garante: vai competir mais vezes

17 abr 2013 - 14h42
(atualizado às 16h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Ao longo de toda a última década, Nelsinho Piquet fez carreira automobilística em monopostos, passando por categorias com Fórmula 3 Sul-Americana, Fórmula 3 Britânica, GP2 e Fórmula 1. Desde 2010, o ex-piloto da Renault na F1 deixou de lado os monopostos para correr nos carros de turismo – mais especificamente em categorias da Nascar nos Estados Unidos. No entanto, em 2013, Nelsinho acrescenta uma categoria em seu currículo: as provas off road.

Entre os dias 18 e 21 de abril, Nelsinho disputará a etapa brasileira do Global RallyCross, competição definida por ele mesmo como “uma Stock Car na terra” e que pode ser comparada ainda um motocross de carros. E não é por acaso: criada em 2009 nos EUA, a GRC é disputada em circuitos mistos, com asfalto, cascalho e terra, nos quais os carros (modelos de passeio adaptados) participam de corridas curtas. Em poucas voltas, os pilotos passam por diversas experiências: derrapagens, poeira, batidas... E saltos.

<p>Nelsinho competirá ao lado de Guilherme Spinelli em carro da Mitsubishi</p>
Nelsinho competirá ao lado de Guilherme Spinelli em carro da Mitsubishi
Foto: Murilo Mattos/Mitsubishi / Divulgação

Sim, saltos. As rampas estão entre as principais características dos circuitos da categoria, e estarão presentes também na etapa do Foz do Iguaçu (PR). E não por acaso, estão também entre as principais atrações para o público. No Brasil, primeira parada da categoria em 2013, elas também estarão presentes. Nelsinho, em entrevista coletiva, admitiu até mesmo “frio na barriga” com a experiência inédita.

Mas a estreia de Nelsinho estará cercada ainda de várias outras novidades. A própria prova, por exemplo, fará parte dos X-Games, assim como outras três corridas ao longo do ano (Barcelona, Munique e Los Angeles), levando o brasileiro pela primeira vez às Olimpíadas dos Esportes Radicais. De quebra, Nelsinho ainda formará dupla com Guilherme Spinelli, experiente representante brasileiro em provas tradicionais off road, como o Rali dos Sertões e o Rali Dakar, e que já está adaptado aos carros da Mitsubishi.

A dupla competirá em um Mitsubishi EVO XTR e deverá participar em mais etapas da temporada, que tem nove corridas. E Nelsinho, que disputou uma única prova off road na carreira (o Rali de São Paulo, promovida amistosamente por Rubens Barrichello), se prepara para correr. Para explicar o que o público deve esperar do Global RallyCross, o próprio Nelsinho explicou ao Terra o que encontrará na categoria. Confira:

Terra - Como você ficou sabendo do RallyCross? Como que chegou para você o convite?

Nelsinho Piquet - É bacana. Sei que é um pouco diferente. Mas é basicamente corrida. Vai ser a primeira vez que eu participo de uma corrida de carro de rali de verdade - a primeira vez que eu participei foi no rali do Rubinho (Barrichello, em dezembro de 2011), mas foi meio que de brincadeira. Agora vai ser algo mais profissional. Vai ser uma disputa boa. Não conheço muito do carro ainda.

Confira o calendário do GRC 2013
21 de abril: Foz do Iguaçu (Brasil)
19 de maio: Barcelona (Espanha)
30 de junho: Munique (Alemanha)
13 de julho: New Hampshire (EUA)
20 de julho: Bristol (EUA)
3 de agosto: Los Angeles (EUA)
10 de agosto: Atlanta (EUA)
22 de setembro: Charlotte (EUA)
20 de outubro: Las Vegas (EUA)

Terra - Você fez carreira correndo em monopostos e foi para os carros de turismo. Por que decidiu topar essa experiência no off road?

Nelsinho - Não é uma mudança. É uma oportunidade que eu estou tendo para correr, para conhecer. É uma corrida legal, diferente. Acho que é legal correr, participar disso, de um campeonato bacana.

Terra – E como tem funcionado a parceria com o Guilherme Spinelli nesse início?

Nelsinho - Ele tem bastante experiência com a Mitsubishi, então vai poder desenvolver bem o carro. Espero aprender com ele, e que ele aprenda comigo para termos um carro rápido.

Terra - Vai ser sua primeira experiência no off road?

Nelsinho - Vai ser a primeira.

<p>Temporada do GRC terá nove provas, e Nelsinho promete competir sempre que possível</p>
Temporada do GRC terá nove provas, e Nelsinho promete competir sempre que possível
Foto: Murilo Mattos/Mitsubishi / Divulgação
Terra - Possivelmente, o salto é o ponto mais esperado das voltas, e você já admitiu em entrevista coletiva um certo “frio na barriga” com isso. O que fazer pra superar o frio na barriga para o salto?

Nelsinho - Nada (pausa). Pular a primeira vez. Pulou a primeira vez, acabou.

Terra - A participação é só para a etapa de Foz do Iguaçu ou para toda a temporada?

Nelsinho - Vai ser a maior parte do campeonato. Se nem eu e nem ele (Spinelli) pudermos, não vai. Mas sempre que puder, a gente vai disputar.

Terra - De antemão, o que o público que vai acompanhar pode esperar da prova?

Nelsinho - Um show bacana. Não é um rali chato - é uma corrida mesmo, de várias voltas. É uma Stock Car na terra, com saltos e vários obstáculos. Tem muita disputa, muito acidente. Enfim, uma corrida animada.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade