Quer conhecer mais sobre a Fórmula E? Quer sabe como será o carro? Quem são os pilotos? Quais são as equipes? Quando serão as corridas? O Terra apresenta tudo isso para você. Confira! FÓRMULA E: A ELITE DO AUTOMOBILISMO SUSTENTÁVEL A partir de setembro, os fãs do automobilismo mundial irão conhecer melhor uma nova categoria: a Fórmula E. Para quem ainda não ouviu falar, trata-se da principal categoria mundial com monopostos movidos a motores elétricos. Em resumo, a Fórmula 1 da eletricidade. Mostrando que a Federação Internacional do Automóvel (FIA) está ligada às questões ambientais, a F-E surge para dar uma opção “verde” ao mundo do automobilismo. A organização quer corridas emocionantes, belos cenários, pilotos competitivos... E reduzir a emissão de carbono na atmosfera. Se a FIA vai conseguir emplacar a F-E, não se sabe. Mas os fãs podem esperar uma disputa divertida. Serão 20 pilotos (dois brasileiros), equipes com passagens pela Fórmula 1 e pela Fórmula Indy, dublê de James Bond em ação, escuderia vinda das motos e até mesmo um galã de Hollywood nos bastidores. Para unir tudo isso, talento nas pistas e trabalho fora delas. Quer conhecer mais sobre a Fórmula E? Quer sabe como será o carro? Quem são os pilotos? Quais são as equipes? Quando serão as corridas? O Terra apresenta tudo isso para você. Confira! ORIENTAÇÃO: tenho duas sugestões para esta aba. A primeira é ter um modelo do carro, no qual cada parte “clicável” indica detalhes a respeito. A segunda é ter um menu apresentando cada detalhe – motor, pneus, etc – com descrição e foto. Fica a critério de vocês. Todos os pilotos correrão a primeira temporada com o mesmo carro, o Spark-Renault SRT 01E. Como anunciado, os carros serão elétricos, o que dará traços peculiares à categoria. Além do som “curioso” dos motores, para falar o mínimo, as próprias provas serão organizadas de forma diferente. No que se refere aos carros, o responsável pela construção é o designer Frédéric Vasseur, contando com o apoio de gigantes do automobilismo como McLaren, Renault, Williams, Michelin e Dallara, entre outras. O modelo foi homologado pela FIA. Os detalhes, porém, ainda serão melhor conhecidos. Confira os dados do Spark-Renault SRT 01E: CHASSI Considerado mais barato que o de grandes categorias de monopostos, é desenhado para manter a mesma eficiência aerodinâmica e facilitar as ultrapassagens. Foi construído pela Dallara, que utilizou fibra de carbono e alumínio. O resultado: um carro leve e resistente. DIMENSÕES Trata-se de um carro grande. As medidas: Comprimento: 5.000 mm (5 m) Largura: 1.800 mm (1,8 m) Altura: 1.250 mm (1,25 m) PERFORMANCE Estima-se que o carro faça de 0 km/h a 100 km/h em 3 segundos. A velocidade máxima, limitada pela FIA, será de 225 km/h. MOTOR Fabricado pela Renault em desenvolvimento com a McLaren Electronic Systems, o motor pesa 26 kg e foi originalmente desenvolvido para o McLaren P1, luxuoso carro de rua da fabricante britânica. Segundo informações preliminares, o propulsor elétrico terá 270 cavalos. O ruído chegará a 80 decibéis, contra 70 de um carro de passeio ou 90 de um ônibus. BATERIA O Sistema Recarregável de Estoque de Energia (RESS, em inglês) é uma bateria que irá, como dito, estocar energia para abastecer os motores. Serão 200 kw de energia, sendo 133 kw no modo corrida e 67 kw no push-to-pass. CÂMBIO Câmbio sequencial fabricado pela britânica Hewland Engineering, com relação de quatro marchas. A relação de marchas será fixa para reduzir custos. FREIOS Dois sistemas hidráulicos, acionados pelo mesmo pedal. O material dos discos de freio é de escolha das próprias equipes. Partes das peças serão feitas em alumínio. RODAS E PNEUS As rodas serão fornecidas pela OZ Racing, feitas em magnésio, com dimensões diferentes: as frontais terão até 26 cm de espessura por 65 cm de diâmetros, enquanto as traseiras terão até 30,5 cm de espessura e 69 cm de diâmetro. Os pneus serão Michelin, com 18 polegadas de diâmetro, para uso em pistas secas e molhadas. ORIENTAÇÃO: A ideia é que esta aba apresente o nome dos pilotos com este menu abaixo, formato 5x8. Ali, cada nome é clicável e abre uma página com a informação a respeito do piloto, apresentada abaixo neste documento. A página de info de cada piloto deve contar com um botão “voltar”, para o internauta retornar ao menu 5x8 citado. A própria organização da Fórmula E assegurou acordos com 40 pilotos para a primeira temporada. Segundo a categoria, cada um deles poderá testar o carro, embora a definição das duplas fique a cargo de cada uma das equipes. Ou seja: metade da lista deve ficar de fora. Ainda assim, vale a pena conhecer cada um dos pilotos que já acertaram com a categoria. Entre eles, há ex-pilotos de Fórmula 1 e de Fórmula Indy, promessas que não vingaram, filhos de pilotos famosos e alguns dos quais você nunca ouviu falar. Há dois brasileiros na lista, e até um dublê de James Bond entre os acertados. Para apresentar cada um, confira o menu abaixo. Você conhecerá resumidamente cada piloto e saber algumas das principais categorias* pelas quais eles correram. Assim, você poderá definir para quem torcer, ou um favorito ao título em quem apostar. Adam Carroll (GBR) Adrian Quaife-Hobbs (GBR) Adrien Tambay (FRA) Agustin Payá (ESP) Alex Brundle (GBR) Andy Soucek (ESP) Ben Collins (GBR) Bruno Senna (BRA) Christian Klien (AUT) Christijan Albers (HOL) Conor Daly (EUA) Dani Clos (ESP) Daniel Abt (ALE) Franck Montagny (FRA) Giorgio Pantano (ITA) Jaime Alguersuari (ESP) Jarno Trulli (ITA) Jérôme d’Ambrosio (BEL) Jon Lancaster (GBR) J. R. Hildebrand (EUA) Karun Chandhok (IND) Katherine Legge (GBR) Kuba Giermaziak (POL) Lucas Di Grassi (BRA) Ma Qinghua (CHN) Marco Andretti (EUA) Marco Bonanomi (ITA) Narain Karthikeyan (IND) Nathanael Berthon (FRA) Nick Heidfeld (ALE) Nicolas Minassian (FRA) Oriol Servià (ESP) Robert Doornbos (HOL) Ryo Hirakawa (JAP) Sam Bird (GBR) Sébastien Bourdais (FRA) Sébastien Buemi (SUI) Stéphane Sarrazin (FRA) Takuma Sato (JAP) Vitantonio Liuzzi (ITA) *O currículo dos pilotos apresenta de forma resumida as categorias pelas quais os pilotos correram, sem detalhes que as diferenciem; assim, pilotos que correram pela ChampCar, pela IRL e pela Fórmula Indy, por exemplo, são apresentados apenas como pilotos da Fórmula Indy. O mesmo vale para categoria de acesso, como Fórmula 3 e Fórmula Renault . ADAM CARROLL (GBR) Nascimento: 26 de outubro de 1982, em Portadown (Irlanda do Norte) Categorias anteriores: F-3 britânica (2003 a 2004), GP2 (2005 a 2001) e DTM (2007) Curiosidade: testou pela BAR na Fórmula 1 em 2005, além de ter disputado etapas da Fórmula Indy em 2010 pela Andretti ADRIAN QUAIFE-HOBBS (GBR) Nascimento: 3 de fevereiro de 1991, em Pembury (Inglaterra) Categorias anteriores: Fórmula BMW (2007), Fórmula Renault (2007 a 2009), GP3 (2010 a 2011) e GP2 (2013 e 2014) Curiosidade: primo do também piloto Phil Quaife, participou de testes na F1 em 2011 pela Virgin ADRIEN TAMBAY (FRA) Nascimento: 25 de fevereiro de 1991, em Paris (França) Categorias anteriores: Auto GP (2010 a 2011), GP3 (2010), Fórmula Renault 3.5 (2011) e DTM (2012 a 2013) Curiosidade: é filho do ex-piloto Patrick Tambay, que esteve na Fórmula 1 entre 1977 e 1986, correndo pela Ferrari em 1982 e 1983 AGUSTIN PAYÁ (ESP) Nascimento: 8 de junho de 1971, em Barcelona (Espanha) Categorias anteriores: não disponível Curiosidade: é um dos nomes menos conhecidos do grid, mas um dos poucos especialistas em carros elétricos ALEX BRUNDLE (GBR) Nascimento: 7 de agosto de 1990, em King’s Lynn (Inglaterra) Categorias anteriores: Fórmula 3 (2010), Fórmula 2 (2009 e 2011) e GP3 (2012) Curiosidade: é filho de Martin Brundle, piloto que correu na Fórmula 1 entre 1984 e 1996 ANDY SOUCEK (ESP) Nascimento: 14 de junho de 1985, em Madri (Espanha) Categorias anteriores: GP2 (2007 a 2008) e Fórmula 2 (2009) Curiosidade: campeão da F2 em 2009, perdeu a vaga de piloto de testes da Williams em 2010 para Valtteri Bottas BEN COLLINS (GBR) Nascimento: 13 de fevereiro de 1975, em Bristol (Inglaterra) Categorias anteriores: FIA GT (1997), Indy Lights (1999), Fórmula 3 (2000), Le Mans Series (2006 e 2010) e V8 Supercars (2009) Curiosidade: é o dublê de James Bond em cenas de direção nos filmes Casino Royale (2006) e Quantum of Solace (2008) BRUNO SENNA (BRA) Nascimento: 15 de outubro de 1983, em São Paulo (Brasil) Categorias anteriores: Fórmula 3 (2005 a 2006), GP2 (2007 a 2008), Le Mans Series (2009), Fórmula 1 (2010 a 2012) e Mundial de Endurance (2013) Curiosidade: sobrinho de Ayrton Senna disputou a primeira etapa da temporada 2014 da Stock Car como convidado CHRISTIAN KLIEN (AUT) Nascimento: 7 de fevereiro de 1983, em Hohenems (Áustria) Categorias anteriores: Fórmula BMW (1999 a 2001), Fórmula Renault (2002), Fórmula 3 (2003), Fórmula 1 (2004 a 2010), Le Mans Series (2011), V8 Supercars (2012 a 2013) Curiosidade: fã de Ayrton Senna no início de carreira, em 1991, com quem tirou uma foto (que ele ainda guarda) CHRISTIJAN ALBERS (HOL) Nascimento: 16 de abril de 1979, em Eindhoven (Holanda) Categorias anteriores: Fórmula Ford (1997), Fórmula 3 (1998 e 1999), Fórmula 3000 (2000), DTM (2001 e 2004 e 2008), Fórmula 1 (2005 a 2007) e Le Mans Series (2009 e 2010) Curiosidade: mais um filho de ex-piloto – no caso, André Albers, que competiu em ralis nas décadas de 70 e 80 CONOR DALY (EUA) Nascimento: 15 de dezembro de 1991, em Noblesville (Estados Unidos) Categorias anteriores: Indy Lights (2011), GP3 (2011 a 2013), GP2 (2013 a 2014) e Fórmula Indy (2013) Curiosidade: filho de Derek Daly, ex-piloto (irlandês) de Fórmula 1 entre 1978 e 1982, Conor chegou a testar pela Force India em 2012 DANI CLOS (ESP) Nascimento: 23 de outubro de 1988, em Barcelona (Espanha) Categorias anteriores: Fórmula 3 (2007) e (GP2 (2009 a 2014) Curiosidade: na Fórmula 1, testou por Williams e HRT; negociou para ser titular da equipe espanhola em 2013, mas o time fechou as portas antes DANIEL ABT (ALE) Nascimento: 3 de dezembro de 1992, em Kempten (Alemanha) Categorias anteriores: Fórmula 3 (2010 a 2011), GP3 (2012) e GP2 (2013 a 2014) Curiosidade: teve um caminho mais “fácil” para a Fórmula E, já que a equipe Audi Abt – pela qual correrá – pertence a seu pai, Hans-Juergen, e a seu tio, Christian FRANCK MONTAGNY (FRA) Nascimento: 5 de janeiro de 1978, em Feure (França) Categorias anteriores: Fórmula Renault (1994 a 1996), Fórmula 3 (1997 a 1998), Fórmula 3000 (1999 a 2000), Le Mans Series (2001 a 2002 e 2009 a 2010), Fórmula 1 (2004 a 2007), Fórmula Indy (2008 a 2009) Curiosidade: passou boa parte de seus quatro anos de Fórmula 1 como piloto de testes de equipes como Renault, Jordan e Toyota; em 2006, ganhou a chance de substituir o desastrado Yuji Ide na pequena Super Aguri, mas correu apenas sete provas GIORGIO PANTANO (ITA) Nascimento: 4 de fevereiro de 1979, em Pádua (Itália) Categorias anteriores: Fórmula 3000 (2001 a 2003), Fórmula 1 (2004), Fórmula Indy (2005 e 2011 a 2012), GP2 (2005 a 2008), Fórmula Superliga (2009) e Auto GP (2010) Curiosidade: promovido da F-3000 à F1 em 2004, quebrou à cara e “voltou” para a GP2 (substituta da F-3000), onde correu por quatro anos até ser campeão JAIME ALGUERSUARI (ESP) Nascimento: 23 de março de 1990, em Barcelona (Espanha) Categorias anteriores: Fórmula Renault (2005 a 2007), Fórmula 3 (2008) e Fórmula 1 (2009 a 2011) Curiosidade: além de pilotar, Alguersuari também tem uma carreira como DJ JARNO TRULLI (ITA) Nascimento: 13 de julho de 1974, em Pescara (Itália) Categorias anteriores: Fórmula 3 (1993 a 1996) e Fórmula 1 (1997 a 2012) Curiosidade: Trulli foi batizado em homenagem a um ex-piloto finlandês de motociclismo, Jarno Saarinen, de quem seu pai era fã JÉRÔME D’AMBROSIO (BEL) Nascimento: 27 de dezembro de 1985, em Etterbeek (Bélgica) Categorias anteriores: Fórmula Renault (2004 a 2006), GP2 (2008 a 2010), Fórmula 1 (2010 a 2013) e FIA GT (2014) Curiosidade: substituiu o brasileiro Lucas di Grassi na equipe Virgin (hoje Marussia) na Fórmula 1 em 2011 JON LANCASTER (GBR) Nascimento: 10 de dezembro de 1988, em Leeds (Inglaterra) Categorias anteriores: Fórmula Renault (2006 a 2007 e 2009 a 2010), Fórmula 3 (2008), Fórmula 2 (2011) e GP 2 (2012 a 2014) Curiosidade: ainda busca o primeiro título da carreira em monopostos J. R. HILDEBRAND (EUA) Nascimento: 3 de janeiro de 1988, em Sausalito (Estados Unidos) Categorias anteriores: Indy Lights (2007 a 2009) e Fórmula Indy (2010 a 2013) Curiosidade: esteve perto de vencer as 500 Milhas de Indianápolis em 2011, em sua primeira participação na prova, mas bateu na última curva da última volta e chegou em segundo KARUN CHANDHOK (IND) Nascimento: 19 de janeiro de 1984, em Chennai (Índia) Categorias anteriores: Fórmula Maruti (2000), Fórmula 3 (2002 e 2004), Fórmula Renault (2005), GP2 (2007 a 2009), Fórmula 1 (2010 a 2011), Mundial de Endurance (2012) e FIA GT (2013) Curiosidade: jamais venceu um título correndo fora da Ásia KATHERINE LEGGE (GBR) Nascimento: 12 de julho de 1980, em Guildford (Inglaterra) Categorias anteriores: Fórmula Indy (2006 a 2007 e 2012 a 2013) e DTM (2008 a 2010) Curiosidade: em novembro de 2005, chegou a testar na Fórmula 1 pela Minardi, mas a venda da equipe para a Red Bull atrapalhou seus planos de chegar à categoria KUBA GIERMAZIAK (POL) Nascimento: 9 de julho de 1990, em Gostyn (Polônia) Categorias anteriores: Fórmula Renault (2007 a 2009), Fórmula 3 (2011) e Porsche Supercup (2010 a 2013) Curiosidade: é fã de artes marciais, de leitura e de vela LUCAS DI GRASSI (BRA) Nascimento: 11 de agosto de 1984, em São Paulo (Brasil) Categorias anteriores: Fórmula Renault (2002), Fórmula 3 (2003 a 2005), GP2 (2006 a 2009), Fórmula 1 (2005 e 2009 a 2010) e Mundial de Endurance (2012 a 2014) Curiosidade: foi o piloto escolhido para desenvolver o carro antes da estreia da categoria MA QINGHUA (CHN) Nascimento: 25 de dezembro de 1987, em Xangai (China) Categorias anteriores: Fórmula Renault (2005 a 2006), Fórmula 3000 (2005), Fórmula 3 (2006 a 2009), Fórmula 1 (2012 a 2013) e GP2 (2013) Curiosidade: embora tenha sido apenas piloto de testes de HRT e Caterham, foi o primeiro piloto na China da Fórmula 1; Ho-Pin Tung chegou a testar pela Renault em 2009, mas era chinês nascido na Holanda MARCO ANDRETTI (EUA) Nascimento: 13 de março de 1987, em Nazareth (Estados Unidos) Categorias anteriores: Indy Lights (2005) e Fórmula Indy (2006 a 2014) Curiosidade: é da mais tradicional família do automobilismo americano, na qual se incluem seu avô (Mario Andretti), seu pai (Michael Andretti), seu tio (Jeff Andretti) e seus primos (Adam Andretti e John Andretti), entre outros MARCO BONANOMI (ITA) Nascimento: 12 de março de 1985, em Lecco (Itália) Categorias anteriores: Fórmula Renault (2001 a 2002), Fórmula 3 (2003 a 2005) e Fórmula Renault (2006 a 2008) Curiosidade: foi terceiro colocado nas 24 Horas de Le Mans em 2012 NARAIN KARTHIKEYAN (IND) Nascimento: 14 de janeiro de 1977, em Combatore (Índia) Categorias anteriores: Fórmula Ford (1994), Fórmula Ásia (1995 a 1996), Fórmula 3 (1998 a 2000), Nissan World Series (2002 a 2004), Fórmula 1 (2005 a 2007 e 2011 a 2012), Fórmula Superliga (2010) e Super Fórmula (2014) Curiosidade: primeiro piloto indiano a correr na Fórmula 1 NATHANAEL BERTHON (FRA) Nascimento: 1º de julho de 1989, em Romagnat (França) Categorias anteriores: Fórmula Renault (2008 a 2011) e GP2 (2011 a 2014) Curiosidade: em 2009, foi o terceiro colocado da Fórmula Renault 2.0 WEC (região Europa Ocidental), atrás do compatriota Jean-Eric Vergne NICK HEIDFELD (ALE) Nascimento: 10 de maio de 1977, em Moenchengladbach (Alemanha) Categorias anteriores: Fórmula Ford (1994 a 1995), Fórmula 3 (1996 a 1997), Fórmula 3000 (1998 a 1999), Fórmula 1 (2000 a 2011) e Mundial de Endurance (2012 a 2014) Curiosidade: grande conquistador de títulos nas categorias de base, ficou conhecido pela falta de sortes (e vitórias) na Fórmula 1 – é o piloto que mais vezes chegou ao pódio (13 vezes) sem vencer NICOLAS MINASSIAN (FRA) Nascimento: 28 de fevereiro de 1973, em Marselha (França) Categorias anteriores: Fórmula Renault (1993), Fórmula 3 (1994 a 1997), Fórmula 3000 (1998 a 2000 e 2003), Fórmula Indy (2001) e Le Mans Series (1994 a 2013) Curiosidade: foi vice-campeão da Fórmula 3000 em 2000, perdendo o título para o brasileiro Bruno Junqueira; cotado para a Fórmula 1, nunca teve a chance de correr na categoria ORIOL SERVIÀ (ESP) Nascimento: 13 de julho de 1974, em Pals (Espanha) Categorias anteriores: Indy Lights (1998 a 1999) e Fórmula Indy (2000 a 2014) Curiosidade: caso raro entre pilotos europeus, Servià – um veterano da Indy – correu praticamente toda nos Estados Unidos ROBERT DOORNBOS (HOL) Nascimento: 23 de setembro de 1981, em Roterdã (Holanda) Categorias anteriores: Fórmula Ford (2000), Fórmula 3 (2001 a 2003), Fórmula 3000 (2004), Fórmula 1 (2005 a 2006), Fórmula Indy (2007 e 2009) e Fórmula Superliga (2008 e 2010 a 2011) Curiosidade: correu pelo Corinthians na temporada 2010 da Fórmula Superliga em 2010, conseguindo dois pódios em três corridas RYO HIRAKAWA (JAP) Nascimento: 7 de março de 1994, em Kure (Japão) Categorias anteriores: Fórmula BMW (2010), Fórmula 3 (2012) e Fórmula Super (2013) Curiosidade: é o piloto mais jovem inscrito na temporada 2014/2014 da Fórmula E SAM BIRD (GBR) Nascimento: 9 de janeiro de 1987, em Roehampton (Inglaterra) Categorias anteriores: Fórmula BMW (2004 a 2005), Fórmula Renault (2006), Fórmula 3 (2007 a 2009) e GP2 (2010 a 2013) Curiosidade: vice-campeão da GP2 em 2013, é piloto de testes da Mercedes e vive esperando uma vaga para correr na Fórmula 1; ela quase veio no fim de 2012, quando Michael Schumacher se aposentou, mas a equipe preferiu contratar Lewis Hamilton SÉBASTIEN BOURDAIS (FRA) Nascimento: 28 de fevereiro de 1979, em Le Mans (França) Categorias anteriores: Fórmula Renault (1995 a 1997), Fórmula 3 (1998 a 1999), Fórmula 3000 (2000 a 2002), Fórmula Indy (2003 a 2007 e 2011 a 2013), Fórmula 1 (2008 a 2009) e Fórmula Superliga (2010) Curiosidade: não é raro ver Sebastien Bourdais correndo de óculos SÉBASTIEN BUEMI (SUI) Nascimento: 31 de outubro de 1988, em Aigle (Suíça) Categorias anteriores: Fórmula BMW (2004 a 2005), Fórmula 3 (2006 a 2007), GP2 (2007 a 2008), Fórmula 1 (2008 a 2014) e Mundial de Endurance (2012 a 2014) Curiosidade: é primo da suíça Natacha Gachnang, que também compete em carros de corrida STÉPHANE SARRAZIN (FRA) Nascimento: 2 de novembro de 1975, em Barjac (França) Categorias anteriores: Fórmula 3000 (1998 a 2001), Fórmula 1 (1999), Le Mans Series (2001 a 2013), Mundial de Rali (2004 a 2006) e Mundial de Endurance (2012 a 2014) Curiosidade: tido como um dos principais pilotos da Fórmula 3000 no final da década de 90, não teve sucesso na F1, disputando apenas uma corrida pela Minardi em 1999 TAKUMA SATO (JAP) Nascimento: 28 de janeiro de 1977, em Tóquio (Japão) Categorias anteriores: Fórmula 3 (1998 a 2001), Fórmula 1 (2001 a 2008) e Fórmula Indy (2010 a 2014) Curiosidade: primeiro colocado na etapa de Long Beach da Fórmula Indy em 2013, foi o primeiro japonês a vencer na categoria; esteve perto de repetir o feito na prova seguinte, em São Paulo, mas foi ultrapassado por James Hinchcliffe na última curva VITANTONIO LIUZZI (ITA) Nascimento: 6 de agosto de 1980, em Locorotondo (Itália) Categorias anteriores: Fórmula Renault (2001), Fórmula 3 (2002), Fórmula 3000 (2003 a 2004), Fórmula 1 (2005 a 2012), Mundial de Endurance (2012 a 2013) e Super GT (2014) Curiosidade: no início de carreira, usava um piercing na sobrancelha, adereço abandonado antes de chegar à Fórmula 1 ORIENTAÇÃO: A ideia é que esta aba apresente o nome das equipes com este menu abaixo, formato 2x5. Ali, cada nome tem o símbolo clicável da equipe e abre uma página com a informação a respeito da equipe, apresentada abaixo neste documento. A página de info de cada equipe deve contar com o símbolo e a foto do carro da própria equipe, além de um botão “voltar”, para o internauta retornar ao menu citado. Quando a foto do carro não estiver disponível, por favor, colocar a foto “carro genérico”. Serão dez equipes, com dois pilotos e quatro carros cada uma – cada piloto utilizará dois carros por final de semana. Dentre os times, há quem corra ou tenha corrido na Fórmula 1, na Fórmula Indy e na GP2, mas há também novatas – inclusive equipe de motovelocidade que faz sua estreia no automobilismo pela Fórmula E, ou uma que tem um galã de cinema entre os dirigentes. Conheça os times: Drayson Racing China Racing Andretti Autosport Dragon Racing DAMS Super Aguri Audi Sport Abt Mahindra Racing Virgin Racing Venturi GP DRAYSON RACING Sede: Reino Unido Chefe de equipe: Paul Drayson Pilotos: não definidos Outras categorias: GT e Le Mans Series Curiosidades: contou com Marino Franchitti (irmão de Dario Franchitti) nas 24 Horas de Le Mans de 2009 CHINA RACING Sede: China Chefe de equipe: Steven Lu Pilotos: não definidos Outras categorias: nenhuma Curiosidades: a equipe foi fundada exclusivamente para a Fórmula E ANDRETTI AUTOSPORT Sede: Estados Unidos Chefe de equipe: Michael Andretti Pilotos: não definidos Outras categorias: Fórmula Indy, Indy Lights e Le Mans Series Curiosidades: nasceu a partir da equipe Green na Fórmula Indy, surgindo em 2003 como Andretti-Green; no ano seguinte, Tony Kanaan foi campeão da IRL pelo time DRAGON RACING Sede: Estados Unidos Chefe de equipe: Jay Penske Pilotos: não definidos Outras categorias: Fórmula Indy Curiosidades: em 2010, teve o ex-piloto brasileiro Gil de Ferran como sócio, o que deu origem à equipe De Ferran-Lucso-Dragon; em 2014, ficou fora da Fórmula Indy para se dedicar apenas à Fórmula E DAMS Sede: França Chefe de equipe: Jean-Paul Driot e Alain Prost Pilotos: não definidos Outras categorias: GP2 e Fórmula Renault 3.5 Curiosidades: já especulou uma participação na Fórmula 1 durante a década de 90, mas o projeto não decolou SUPER AGURI Sede: Japão Chefe de equipe: Aguri Suzuki Pilotos: não disponível Outras categorias: Fórmula 1 Curiosidades: criada como uma equipe satélite da Honda na Fórmula 1, esteve bem próxima da matriz em 2007, quando perdeu o confronto direto por dois pontos: 6 a 4 AUDI SPORT ABT Sede: Alemanha Chefe de equipe: Christian Abt e Hans-Jurgen Abt Pilotos: Daniel Abt (ALE) e Lucas di Grassi (BRA) Outras categorias: DTM Curiosidades: primeira equipe a definir seus pilotos, conta com Daniel Abt – que é filho e sobrinho dos chefes de equipe – e Lucas di Grassi – que desenvolveu o carro da categoria MAHINDRA RACING Sede: Índia Chefe de equipe: Dilbagh Gill Pilotos: Bruno Senna (BRA) e Karun Chandhok (IND) Outras categorias: Moto3 Curiosidades: Senna e Chandhok serão companheiros de equipe pela terceira vez, após terem corrido juntos na GP2 (2008, pela iSport) e na Fórmula 1 (2010, pela Hispania); será a primeira experiência da Mahindra em categorias de automobilismo, embora a marca seja internacionalmente conhecida no mercado automobilístico VIRGIN RACING Sede: Reino Unido Chefe de equipe: Alex Tai Pilotos: Jaime Alguersuari (ESP) e Sam Bird (GBR) Outras categorias: Fórmula 1 Curiosidades: a equipe é uma das várias iniciativas do bilionário britânico Richard Branson, que é detém desde lojas de varejo a uma companhia aérea VENTURI GP Sede: Mônaco Chefe de equipe: Leonardo di Caprio Pilotos: não disponível Outras categorias: Fórmula 1 Curiosidades: o ator Leonardo di Caprio embarcou como sócio da equipe ao lado de Gildo Pallanca, Bert Hedaya e Francesco Costa; mesmo sendo presença incerta nas provas, o galã se disse empolgado com a iniciativa ecológica da Venturi A primeira temporada será disputada em dez etapas, chamadas de e-Prix, cujas datas foram aprovadas em 11 de abril de 2014. Todas as corridas serão realizadas em circuitos de rua. Inicialmente, o Rio de Janeiro estava entre as etapas confirmadas, mas a prova carioca foi suspensa. O mesmo aconteceu com Bangcoc (Tailândia) e Roma (Itália). Curiosamente, a capital italiana foi cenário das primeiras exibições do carro da Fórmula E. A categoria começará a ser disputada em setembro, na China, e terminará em junho, no Reino Unido. Uma das etapas, em fevereiro, ainda não tem sede oficializada. Cada etapa será programada de forma curiosa. Na manhã do sábado, os pilotos farão um treino livre e um treino de classificação – neste, cada piloto dará uma volta com cada carro que estará a sua disposição. À tarde, os carros serão recarregados. No final da tarde, serão realizadas as corridas, com dois pit stops. Em um deles, os pilotos farão a troca de carros, deixando o carro com a bateria descarregada para correr com o carro carregado. Cada corrida deverá ter 45 minutos. DATA CIDADE PAÍS 13 de setembro de 2014 Pequim China 18 de outubro de 2014 Putrajaya Malásia 13 de dezembro de 2014 Punta del Este Uruguai 10 de janeiro de 2015 Buenos Aires Argentina 14 de fevereiro de 2015 A SER DEFINIDO A SER DEFINIDO 14 de março de 2015 Miami Estados Unidos 4 de abril de 2015 Los Angeles Estados Unidos 9 de maio de 2015 Monte Carlo Mônaco 30 de maio de 2015 Berlim Alemanha 27 de junho de 2015 Londres Reino Unido mais especiais de esportes