PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Brasileiros tentam superar adversidades por vitória inédita em SP

4 mai 2013 - 20h04
Compartilhar

A etapa de São Paulo da Fórmula Indy será realizada às 12h30 (de Brasília) deste domingo no circuito de rua montado na região do Anhembi. Será a quarta chance para três pilotos brasileiros conquistarem uma inédita vitória em casa na categoria, mas para isso precisarão superar algumas adversidades.

Após os treinos de sábado, quem aparece com maior chances de vitória é o baiano Tony Kanaan, que larga na quarta colocação, atrás do pole Ryan Hunter-Reay, do venezuelano EJ Viso e do escocês Dario Franchitti. Apesar da boa posição no grid, ele compete em São Paulo com três ligamentos do polegar direito lesionados e tomará uma injeção de medicamento antes da prova para resistir às dores durante 75 voltas.

"Preocupado eu ainda estou, achei que a dor seria menor. Nos treinos a gente dá quatro voltas de cada vez, não é uma corrida inteira. Devo usar uma tala por cima da luva. O principal problema para mim é o cotovelo no final", afirmou o piloto da KV, que chegou a quebrar o recorde da pista na segunda fase do treino classificatório, mas teve sua marca superada por Hunter-Reay posteriormente.

As primeiras previsões para a corrida em São Paulo apontavam Hélio Castroneves como principal esperança nacional na prova, já que o piloto da Penske lidera o campeonato com 99 pontos ganhos após três etapas disputadas. Mas no treino classificatório deste sábado, ele acabou prejudicado por uma bandeira vermelha e larga apenas da 18ª colocação do grid.

O mesmo ocorreu com seu companheiro de equipe, o australiano Will Power, que venceu as três edições anteriores da corrida paulistana da Indy e liderou os dois treinos livres de sábado. Sem marcar voltas rápidas no classificatório, ele começa a prova apenas da 22ª posição, à frente de três competidores.

"No ano passado saímos em 20º e acabamos em quarto. Nós estamos tão lá atrás que agora é fazer uma corrida de recuperação. Essa pista dá oportunidades e nós vamos ter que ir para cima", disse Castroneves, que tenta também se manter na ponta do campeonato da Fórmula Indy.

A terceira representante brasileira na corrida em São Paulo é Bia Figueiredo, que tem contrato com a pequena equipe Dale Coyne apenas até as 500 Milhas de Indianápolis, próxima etapa do calendário. Largando da 16ª colocação, ela tem como meta encerrar a prova entre os dez primeiros, obtendo assim o melhor desempenho de sua carreira na Indy.

Veja o grid de largada da São Paulo Indy 300:

1: Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti)

2: EJ Viso (VEN/Andretti)

3: Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi)

4: Tony Kanaan (BRA/KV)

5: James Hinchcliffe (CAN/Andretti)

6: Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi)

7: Sebastien Bourdais (FRA/Dragon)

8: Simona de Silvestro (SUI/KV)

9: Justin Wilson (GBR/Dale Coyne)

10: Marco Andretti (EUA/Andretti)

11: JR Hildebrand (EUA/Panther)

12: Takuma Sato (JAP/ AJ Foyt)

13: Oriol Servià (ESP/Panther)

14: Ed Carpenter(EUA/Ed Carpenter)

15: Alex Tagliani (CAN/Barracuda)

16: Bia Figueiredo (BRA/Dale Coyne)

17: Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi)

18: Hélio Castroneves (BRA/Penske)

19: Graham Rahal (EUA/Rahal Letterman)

20: Sebastian Saavedra (COL/Dragon)

21: Tristan Vautier (FRA/ Schmidt Peterson)

22: Will Power (AUS/Penske)

23: Josef Newgarden (EUA/Sarah Fisher)

24: Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton)

25: James Jakes (GBR/Rahal Letterman)

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade