PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Fórmula Indy

Canadense supera Castroneves e vence a primeira na F-Indy

24 mar 2013 - 16h05
(atualizado às 19h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O canadense James Hinchcliffe conquistou neste domingo a vitória na primeira etapa da temporada 2013 da Fórmula Indy, em St. Petersburg (Flórida). Em prova marcada por paralisações, o piloto da Andretti aproveitou uma das relargadas para tomar o primeiro lugar de Helio Castroneves e assegurou a posição ao fim das 110 voltas.

Helinho chegou a liderar a corrida com chances reais de vitória, mas acabou ultrapassado pelo rival nas voltas finais. Mesmo com a pressão no fim, não conseguiu retomar a liderança. Hinchcliffe, por sua vez, venceu pela primeira vez na Indy, depois de dois pódios em 2012 (foi terceiro em Long Beach e Milwaukee).

<p>Marco Andretti (à direita) foi o terceiro colocado; em boa prova da KV, Tony Kanaan (à esquerda) foi quarto, com Simona de Silvestro em sexto</p>
Marco Andretti (à direita) foi o terceiro colocado; em boa prova da KV, Tony Kanaan (à esquerda) foi quarto, com Simona de Silvestro em sexto
Foto: AP

A prova teve ainda bom desempenho dos carros da KV Racing, com Tony Kanaan em quarto e Simona de Silvestro em sexto. A suíça, que ocupa a vaga deixada por Rubens Barrichello na equipe, perdeu o terceiro lugar para Marco Andretti, da Andretti, na penúltima volta, deixando escapar a chance de conquistar seu primeiro pódio na categoria.

A também brasileira Bia Figueiredo, da Dale Coyne, abandonou. Bia sofreu durante a prova com um acidente com a Chip Ganassi de Charlie Kimball – acabou precisando passar por reparos e voltar na última posição. Sem conseguir se recuperar, abandonou na 22ª colocação.

A prova foi definida na última relargada, na volta 85. O brasileiro da Penske retardou a freada e sofreu com uma pequena escapada, suficiente para Hinchcliffe colocar por dentro e ganhar a preferência na curva. Helinho ainda tentou aplicar o X, mas acabou apenas conseguindo se defender de Simona de Silvestro, da KV Racing, que vinha logo atrás.

Nas voltas finais da prova, o brasileiro pressionou para retomar a posição, diminuindo a diferença para 0s4, mas sem conseguir. Assim, Hinchcliffe segurou a pressão, enquanto Marco Andretti conquistou uma impressionante ascensão no fim, pulando de quinto para terceiro. Simona de Silvestro, que vinha no terceiro lugar, despencou na última volta e cruzou em sexto.

As equipes voltam à pista no dia 7 de abril para a segunda das 19 etapas da temporada: será a etapa do Alabama, que acontece em Barber Motorsports Park, na cidade de Birmingham.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade