PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Castroneves vence o GP do Texas; Kanaan fecha em terceiro

9 jun 2013 - 00h09
(atualizado às 01h12)
Compartilhar

Na noite deste sábado, Helio Castroneves venceu o Grande Prêmio do Texas, oitava etapa da temporada da Fórmula Indy. O piloto da Penske volta a ficar no lugar mais alto do pódio, o que não acontecia desde o ano passado, quando o brasileiro ficou em primeiro em Edmonton (CAN), e se mantém na liderança do campeonato. Completando o grupo dos três primeiros vieram Ryan Hunter-Reay, atual campeão da Fórmula Indy, e Tony Kanaan, que deu mais um toque verde-amarelo ao pódio.

Ed Carpenter foi o quarto colocado, Marco Andretti ficou em quinto, Dario Franchitti foi o sexto e Will Power, que largou na pole-position, fechou em sétimo. Fechando o top 10 vieram Josef Newgarden, James Hinchcliffe e E.J. Viso.

Com a sua primeira vitória nesta temporada e a quarta de sua carreira no circuito texano, Castroneves segue intocável na liderança do campeonato, com 259 pontos. Marco Andretti é o segundo, com 237 pontos, Ryan Hunter-Reay é o terceiro, somando 232 pontos e Tony Kanaan é o atual quarto colocado, com 195 pontos.

A próxima etapa da Indy será disputada no próximo sábado, às 17h (de Brasília), em Milwaukee, no estado norte-americano de Wisconsin.

Logo no início do GP do Texas, a primeira bandeira amarela apareceu, depois que Pippa Mann teve problemas mecânicos com seu carro e teve que abandonar.

Helio Castroneves, que largou em sexto, logo subiu para a terceira colocação. Destaque também para Tony Kanaan, que, mesmo começando em 13º, chegou a ocupar a quarta colocação na volta 45.

Mais uma bandeira amarela apareceu por volta do giro 54, quando Scott Dixon saiu dos boxes com o carro lento e parou. O piloto neozelandês foi para a garagem, retornou à pista mais tarde, mas acabou abandonando a prova posteriormente.

O brasileiro Helio Castroneves assumiu a ponta da prova na volta 98, ultrapassando Marco Andretti e, voltas depois, ele diminuiu seu ritmo na tentativa de economizar combustível e retardar a próxima parada nos boxes.

Na volta 113, novamente a organização da prova ‘acionou’ a bandeira amarela, depois que Oriol Servia rodou. Foi a oportunidade de Hélio fazer mais uma parada e se manter na ponta.

Buscando uma corrida de recuperação, Tony Kanaan ganhou a sétima posição de Marco Andretti na volta 128.

Mais tarde, Helio Castroneves fazer mais um pit-stop e retornou à pista ainda com a primeira colocação. Perto da reta final da corrida, o brasileiro da Penske adotou uma estratégia arriscada e diminuiu o ritmo para tentar chegar o fim da prova sem precisar parar novamente nos boxes.

Enquanto isso, Tony Kanaan evoluía e tentava se aproximar de Ryan Hunter-Reay, vice-líder, e de Ed Carpenter, terceiro colocado. E não demorou muito para o piloto da KV assumir a terceira posição.

A estratégia da Penske se provou eficaz e o Castroneves confirmou o triunfo no Texas, com Hunter-Reay ficando na segunda colocação e Tony Kanaan fechando em terceiro, o que deu um toque ainda mais especial ao desempenho brasileiro no Texas.

Confira a classificação final da etapa do Texas:

1º - Helio Castroneves (BRA - Penske)

2º - Ryan Hunter-Reay (EUA - Andretti)

3º - Tony Kanaan (BRA - KV)

4º - Ed Carpenter (EUA - Carpenter)

5º - Marco Andretti (EUA - Andretti)

6º - Dario Franchitti (ESC - Chip Ganassi)

7º - Will Power (AUS - Penske)

8º - Josef Newgarden (EUA - Fisher Hartman)

9º - James Hinchcliffe (CAN - Andretti)

10º - E.J. Viso (VEN - Andretti)

11º - Takuma Sato (JAP - A.J. Foyt)

12º - James Jakes (ING - RLL)

13º - Simon Pagenaud (FRA - Schmidt Hamilton)

14º - Sebastian Saavedra (COL - Dragon)

15º - Justin Wilson (ING - Dale Coyne)

16º - Simona De Silvestro (SUI - KV)

17º - Charlie Kimball (EUA - Chip Ganassi)

18º - Tristan Vautier (FRA - Schmidt Peterson)

19º - Oriol Servia (ESP - Panther DRR)

20º - Sebastien Bourdais (FRA - Dragon)

21º - Graham Rahal (EUA - RLL)

22º - Alex Tagliani (CAN - BHA)

Não completaram:

23º - Scott Dixon (NZL - Chip Ganassi)

24º - Pippa Mann (ING - Dale Coyne)

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade