1 evento ao vivo

Conheça os brasileiros que correrão na Fórmula Indy em SP

8 mar 2010
18h00
atualizado em 9/3/2010 às 09h35

A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo a primeira prova da temporada 2010 da Fórmula Indy. No circuito urbano, montado no Anhembi, sete pilotos brasileiros disputarão pelo título da prova. Conheça mais os representantes nacionais na prova, desde os consagrados Hélio Castroneves e Tony Kanaan até os novatos Bia Figueiredo e Mário Romancini.

Hélio Castroneves
Paulista de Ribeirão Preto, Castroneves começou com 14 anos de idade em corridas de kart e, com 23, já corria pela Penske na Champ Car. Quando a equipe iniciou a migração para a então IRL (Indy Racing League) em 2001, ele venceu sua prova mais tradicional, as 500 milhas de Indianápolis. No ano seguinte, repetiu a dose e venceu novamente, tornando-se o primeiro piloto a vencer de forma consecutiva nas duas primeiras tentativas.

Helinho, que mudou a grafia de seu sobrenome para Castroneves para não ter que abrir mão de Castro ou Neves, viveu no mesmo ano uma das maiores frustrações da carreira esportiva: não ter conseguido uma vaga na Fórmula 1. Ele chegou a testar pela Toyota em 2002, mas os japoneses optaram pelo também brasileiro Cristiano da Matta.

Duas vezes vice-campeão da Indy, em 2002 e 2008, Castroneves, 34 anos, também chamou a atenção fora das pistas: em 2007, venceu o programa Dancing with the stars, tendo como parceira a dançarina e cantora americana Julianne Houg. Na disputa, ele superou a ex-Spice Girl Melanie Brown, o pugilista Floyd Mayweather Jr e o empresário Mark Cuban, dono do Dallas Mavericks, franquia texana da NBA.

Além disso, o brasileiro foi pivô de um escândalo de evasão de divisas em outubro de 2008, sendo inclusive algemado e preso antes de pagar uma fiança de US$ 10 milhões. Acusado de esconder US$ 5,5 milhões do fisco americano, Castroneves foi inocentado em 2009 e coroado com seu terceiro título em Indianápolis, brindando a redenção com uma garrafa de leite.

Tony Kanaan
Antoine Rizkallah Kanaan Filho é o único brasileiro a vencer uma temporada da Fórmula Indy desde 1996, quando a categoria se separou da Cart. Soteropolitano de ascendência libanesa, Tony, 35 anos, terá em São Paulo a oportunidade de correr em solo pátrio pela primeira vez na categoria.

Tony começou no automobilismo ainda na infância e em 1985, com dez anos, foi eleito revelação do kart. Ele se destacou na categoria até 1991, quando, com 16 anos, estreou na Fórmula Ford com um sexto lugar. O baiano cheio de superstições, que calça primeiro o pé direito e entra no carro pelo mesmo lado, chegou à Indy Lights cinco anos depois e foi campeão em 1997, conseguindo posteriormente uma vaga na Champ Car.

A estreia na IRL (atual Indy) foi em 2003, pela Andretti Green, com um quarto lugar. Na temporada seguinte, venceu três corridas e se sagrou campeão da temporada, fazendo a dobradinha da equipe com o parceiro britânico Dan Wheldon. Tony Kanaan ainda conseguiu um vice-campeonato no ano de 2005 e dois terceiros lugares, em 2007 e 2008, mas nunca faturou as 500 Milhas de Indianápolis: seu melhor desempenho foi o segundo lugar em 2004.

Bia Figueiredo
Ana Beatriz Caselato Gomes de Figueiredo se tornará em 14 de março a primeira brasileira a competir em uma categoria top do automobilismo mundial. Um dos destaques da Indy Lights, ela também é a única mulher com vitórias na história da competição, com os triunfos em Nashville 2008 e Iowa 2009.

Eleita a personalidade mais popular da Indy Lights do ano passado, Bia, 24 anos, correrá em 2010 pela Dreyer & Reinbold Racing no circuito do Anhembi, que abre a temporada da Indy. Fã de Ayrton Senna e graduada em administração de empresas, a piloto ficou nove anos no kart e já competiu pela Fórmula Renault Brasil, pelas Fórmulas 3 Ligth e Sul-Americana e pela A1GP.

Vitor Meira
Quinto colocado na temporada 2006, Vitor Meira retornará à Indy após ficar fora de quase todo o último campeonato. O brasiliense, 32 anos, se envolveu em um acidente espetacular com o compatriota Raphael Matos em maio, durante as 500 Milhas de Indianápolis, e não disputou as 13 etapas seguintes do calendário.

Meira foi levado ao hospital logo depois da batida reclamando de dores lombares. Nenhuma lesão grave foi diagnosticada, mas o brasileiro precisou de um longo período de recuperação. Ele poderia ter retornado em Homestead, mas, por questões contratuais, não pôde competir.

Raphael Matos
O piloto mineiro vive uma ascensão meteórica no automobilismo. Raphael Matos, que se destacava em categorias menores do automobilismo mundial, chegou à Indy Lights em 2008 e no mesmo ano alcançou o título da temporada. O desempenho chamou a atenção da Luczo Dragon Racing, que promoveu o brasileiro para a Indy.

Em 2009, Matos também se destacou. Teve como melhor resultado um sexto lugar em Milwaukee e terminou a temporada na 13ª colocação. Tais feitos lhe renderam o título de Novato do Ano. Anos antes, ele havia sido obrigado pela mãe a cursar uma faculdade nos Estados Unidos enquanto dividia o tempo com o automobilismo.

Mário Moraes
Mario Ermírio de Moraes Filho é o mais novo da trupe brasileira que estará em ação no Anhembi e na Marginal do Tietê. A pouca idade, porém, não representa necessariamente inexperiência ao piloto, 21 anos, que chega à sua terceira temporada na Fórmula Indy.

Neto do empresário bilionário Antônio Ermírio de Moraes, Marinho Moraes tem em sua curta carreira passagens pelas Fórmulas 3 Sul-Americana e Britânica. O brasileiro, 18º colocado da última temporada, correrá em São Paulo pela KV Racing Technology.

Mário Romancini
Vice-campeão da Fórmula 3 Sul-Americana em 2006 e sexto colocado na Indy Lights, Mário Romancini debutará na categoria principal correndo em sua cidade natal. O paulistano, 22 anos, é o único do quadro de pilotos da Conquest e conduzirá o carro número 34 em São Paulo.

Castroneves é o atual campeão das 500 Milhas de Indianápolis
Castroneves é o atual campeão das 500 Milhas de Indianápolis
Foto: Getty Images
Fonte: Redação Terra
publicidade