PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Engenheiro se defende e anuncia reforma para a madrugada

13 mar 2010 - 18h42
(atualizado às 20h33)
Compartilhar

Thiago Tufano
Direto de São Paulo

Em meio a críticas de pilotos e equipes que disputam a São Paulo Indy 300, a Reta do Sambódromo do Anhembi irá sofrer mudanças de emergência ainda neste sábado. Tony Cotman, engenheiro responsável pela pista paulistana, tentou tirar o peso das reclamações, mas anunciou que o trecho de concreto irá passar por reformas nas próximas horas.

De acordo com Cotman, o concreto do Sambódromo sofrerá ranhuras ao longo da madrugada, de forma a aumentar a aderência dos carros à pista. A chance de asfaltar o trecho ainda existe, mas é pequena e só deverá acontecer caso a primeira opção não se concretize.

"Temos várias opções. Já começamos a conversar. Temos que tomar cuidado, porque não podemos estragar o concreto", afirmou o engenheiro, explicando que o processo de lixamento já foi utilizado com sucesso em outras pistas. "Já lixamos até em Indianápolis, que tinha um piso muito liso. É a mesma metodologia."

Ainda segundo o neozelandês, o processo da madrugada envolverá várias "demãos" de lixamento no asfalto. A reforma, ainda que inesperada, irá manter a largada na Reta do Sambódromo, já que havia a possibilidade de os carros partirem da Reta dos Bandeirantes, na Marginal Tietê.

O engenheiro ainda se mostrou surpreso com as críticas recebidas. "Vejo que isso é típico de corridas de rua. Cada uma tem seu desafio", afirmou Tony Cotman, balançando entre o otimismo e a cautela. "Vamos oferecer a melhor solução para esse problema, se é que existe uma solução", declarou.

Além de reclamar da Reta do Sambódromo, os pilotos ainda lamentaram o pouco tempo que tiveram para fazer o reconhecimento da pista paulistana. No entanto, Cotman lembrou que o problema é recorrente em corridas de rua, e que os trechos da Marginal Tietê não poderiam ter sido fechados para testes antes para não causar problemas de tráfego.

"Não podemos fechar até a véspera", disse o responsável pelo traçado, lembrando que nenhum dos pilotos teve a possibilidade de conhecer as curvas e retas em detalhes antes dos treinos livres do sábado. "(O circuito) não foi testado por causa disso. Seria um sonho poder testar antes. Não tenho dúvidas de que vamos melhorar, mas vai ser um processo devagar. Vai durar a noite toda, não é de uma hora para a outra", disse.

Terra exibe ao vivo a Fórmula Indy

O Terra transmite ao vivo e com exclusividade na internet todas as etapas da Fórmula Indy da temporada 2010. Os internautas podem acompanhar as 17 provas ao vivo, near live e os melhores momentos da competição. Pela primeira vez um portal brasileiro detém os direitos de transmissão ao vivo de todas as provas da Fórmula Indy. Durante as corridas, os internautas poderão ainda interagir em tempo real com narrador e comentarista no chat, além de ter acesso a números exclusivos de cada prova.

Tony Cotman se disse surpreso com críticas, e viu problemas como naturais de corridas de rua
Tony Cotman se disse surpreso com críticas, e viu problemas como naturais de corridas de rua
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade