3 eventos ao vivo

Estreando como dirigente, De Ferran lembra infância em São Paulo

12 mar 2010
10h00
atualizado às 12h01

Campeão da Champ Car nos anos de 2000 e 2001, o brasileiro Gil de Ferran estreia na tarde deste domingo como dono de equipe na Fórmula Indy. A primeira corrida da De Ferran/Luczo Dragon em São Paulo faz com que o ex-piloto se lembre da infância e precise controlar a emoção.

"Correr aqui na minha estreia como dono de equipe é fantástico. Está sendo muito emocionante, mesmo fora do cockpit", disse nesta quinta-feira o brasileiro, vencedor da edição de 2003 das tradicionais 500 milhas de Indianápolis.

Para De Ferran, caminhar pelo circuito de rua armado na região do Anhembi tem um sabor especial. "Eu cresci no Alto da Lapa e costumava andar de kart numa pista que tinha aqui no Anhembi quando era criança. Precisamos encarar as coisas de uma forma racional e não deixar a emoção tomar conta, porque temos muito trabalho a fazer", afirmou.

Premiado como estreante do ano em 2009, o piloto Raphael Matos quer aproveitar ao máximo a convivência com o proprietário da equipe: "o Gil de Ferran dispensa apresentações e tem muita bagagem. Contar com ele é uma vantagem imensa, pois sei que estamos no caminho certo e tenho a chance de aprender muito".

Diferente da Fórmula 1, todas as equipes contam com as mesmas peças na Indy. A igualdade de condições aumenta a possibilidade dos times iniciantes, principalmente em um inédito circuito de rua, como é o caso da prova de abertura da categoria em São Paulo.

"A igualdade dá condição de vencer uma corrida a qualquer piloto que tenha patrocínio. Às vezes, os 12 primeiros estão no mesmo segundo. As equipes com orçamento maior têm mais chance, mas aproxima mais. Uma equipe nova e pequena pode vencer", disse Tony Kanaan, da tradicional Andretti Autosport, campeão em 2004.

Apesar da teórica igualdade de condições, a De Ferran/Luczo Dragon mantém a cautela. "A evolução da equipe demora e precisamos de tempo para coletar resultados. Somos um time jovem e que acabou de passar por uma fusão. Esse carro vem sendo usado há sete anos, então outras equipes já têm muita informação sobre ele", afirmou Matos.

Terra exibe ao vivo a Fórmula Indy

O Terra transmite ao vivo e com exclusividade na internet todas as etapas da Fórmula Indy 300 da temporada 2010. Os internautas podem acompanhar as 17 provas ao vivo, near live e os melhores momentos da competição. Pela primeira vez um portal brasileiro detém os direitos de transmissão ao vivo de todas as provas da Fórmula Indy. Durante as corridas, os internautas poderão ainda interagir em tempo real com narrador e comentarista no chat, além de ter acesso a números exclusivos de cada prova.

Gil de Ferran é um dos chefes do brasileiro Raphael Matos
Gil de Ferran é um dos chefes do brasileiro Raphael Matos
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
publicidade