PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Fittipaldi vê Rubinho em adaptação e aposta: "vai andar bem" em SP

26 abr 2012 - 11h32
(atualizado às 12h44)
Compartilhar
Emanuel Colombari
Henrique Moretti
Direto de São Paulo

Rubens Barrichello faz uma temporada "dentro do esperado", tem condições de brigar pela primeira vitória na Fórmula Indy ainda em 2012 e "vai andar bem" no circuito do Anhembi, que recebe a etapa de São Paulo da categoria no próximo domingo. Essa é a opinião de Emerson Fittipaldi, campeão da Fórmula 1 em 1972 e 1974 e da Indy em 1989.

"Estive com ele na semana passada, ele está se adaptando e vai andar bem", disse Fittipaldi, quando questionado sobre as chances de de Barrichello ter sucesso no evento deste fim de semana. O ex-piloto, 65 anos, atendeu a reportagem do Terra na manhã desta quinta, instantes antes de participar da entrevista coletiva com autoridades, incluindo o prefeito Gilberto Kassab, no Parque do Anhembi, sobre os preparativos para a corrida paulistana.

"O carro é mais pesado e tem menos potência que o de Fórmula 1, acho que o Rubinho precisa superar essa adaptação dele, mas vai andar bem. Em Long Beach já foi muito bem", avaliou Emerson.

Barrichello, 39 anos, ficou sem vaga na Williams e deixou a Fórmula 1 após 19 temporadas consecutivas. Em seu ano de estreia pela Indy, foi 17º colocado em St. Petersburg, oitavo no Alabama e nono em Long Beach, última prova realizada pela categoria, em 15 de abril. Na classificação geral do campeonato, ele aparece na nona posição com 59 pontos - número "dentro do esperado" para um novato, na análise de Fittipaldi.

"Acho que está dentro do esperado porque ele teve algumas dificuldades como em Long Beach, estava chovendo no primeiro treino, (o que) limita um pouco o piloto que não conhece a pista e não conhece a categoria. Ele teve pouco tempo ainda dentro do carro", apontou o ex-piloto.

Quando ficar mais adaptado à Indy, Barrichello terá grandes chances de brigar por vitórias, ainda segundo Fittipaldi - o primeiro êxito poderia acontecer ainda neste ano. "Com certeza tem potencial de ganhar, essa é uma expectativa até do próprio Rubinho", afirmou o bicampeão mundial, exaltando o reforço ganho pela categoria com o experiente piloto da KV Racing.

"A presença dele fora do Brasil é muito importante pra categoria, eu acho que deu uma divulgação muito maior a categoria, uma motivação maior. Alguém que ficou 20 anos na Fórmula 1 entrar na categoria é muito bom", disse Fittipaldi, que comparou a história de Barrichello à de Nigel Mansell. O inglês triunfou na Indy pela Newman/Haas Racing em 1993, um ano depois de conquistar seu primeiro e único título na F1, a bordo da Williams.

Dificuldades nos ovais serão maiores:

Se acredita que Barrichello possa andar bem no circuito de rua de São Paulo, Fittipaldi admite que o conterrâneo deverá ter mais dificuldades nos cinco ovais que compõem o calendário da Indy. O companheiro de Tony Kanaan estreará nesse tipo de autódromo justamente na prova mais tradicional da categoria, as 500 Milhas de Indianápolis, que acontecem em 27 de maio.

"O oval vai ser um aprendizado novo, mas o Rubinho tem muito talento e vai pegar logo, sem problema nenhum", analisou Emerson. A etapa de Indianápolis é a quinta do ano na categoria, logo após a do Brasil.

Fittipaldi também ressaltou a possibilidade de Barrichello conquistar a 1ª vitória na Indy nesta temporada
Fittipaldi também ressaltou a possibilidade de Barrichello conquistar a 1ª vitória na Indy nesta temporada
Foto: Bruno Santos / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade