PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Kanaan critica "Dick Vigarista" Rosberg e ressalta diferenças da Indy

24 abr 2012 - 07h29
(atualizado às 08h36)
Compartilhar
Henrique Moretti
Direto de Cotia

Nico Rosberg teria recebido uma bandeira preta e seria desclassificado caso o Grande Prêmio do Bahrein fosse uma prova de Fórmula Indy. Essa é a visão do brasileiro Tony Kanaan, que criticou o alemão depois das manobras polêmicas feitas pelo piloto para defender sua posição contra o espanhol Fernando Alonso e o inglês Lewis Hamilton na última etapa da Fórmula 1, disputada no domingo no circuito do Sakhir.

No Bahrein, Rosberg fechou a porta de forma agressiva em disputas separadas com Alonso e Hamilton, jogando ambos para fora da pista. Durante a corrida, Kanaan havia atacado o comportamento do representante da Mercedes, chamando-o no Twitter de "Dick Vigarista", vilão do desenho animado "Corrida Maluca", da empresa americana Hanna-Barbera.

Nesta segunda-feira, o companheiro de Rubens Barrichello na KV Racing ratificou as críticas em entrevista ao Terra durante encontro com jornalistas no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo.

"Tem coisas extremamente inaceitáveis na Fórmula Indy como aquilo que vi com o Rosberg no fim de semana. Aquilo ali com certeza teria tomado uma bandeira preta, mas são regulamentos diferentes, provas diferentes e atitudes de pilotos diferentes", disse o brasileiro. "Eu vi, não gostei, expressei minha opinião, mas cada um com seus problemas. Quem não gostou mesmo foi o Alonso, acho que ele realmente ficou nervoso".

O espanhol se irritou bastante com a atitude de Rosberg, erguendo imediatamente o braço direito em sinal de protesto. A manobra, porém, foi considerada legal pelos comissários do GP do Bahrein: nas palavras deles, o piloto da Mercedes sempre seguiu "uma linha reta constante e contínua". Em entrevista aos jornalistas, o ferrarista disparou e disse que poderia ter parado no hospital se houvesse um muro em vez de uma área de escape onde ocorreu a disputa com o alemão.

O regulamento da F1 assinala que um corredor não pode defender a posição alterando duas vezes a sua direção. Na Indy as regras são distintas, conforme explicou Kanaan. "(pode mudar de direção) uma vez só, e você precisa mudar o seu carro de posição na sua linha antes do carro de trás. Você não pode seguir que nem o Rosberg fez com o Alonso, você sai da curva e tem que escolher sua posição. Uma vez que escolheu não pode mexer mais".

Tanto na F1 quanto na Indy, a bandeira preta, de qualquer forma, tem o mesmo significado: desclassificação da prova. Enquanto Kanaan, que se prepara para competir em São Paulo no próximo domingo, reclamou de Rosberg no Twitter, Alonso utilizou a rede social para mandar um recado irônico aos fãs: "creio que vocês vão se divertir nas próximas corridas! Pode-se defender como quiser e pode-se ultrapassar por fora da pista! Vamos desfrutar!".

Durante o Kanaan Kart Day, piloto recriminou manobra de Rosberg contra Alonso no GP do Bahrein
Durante o Kanaan Kart Day, piloto recriminou manobra de Rosberg contra Alonso no GP do Bahrein
Foto: Raphael Pinotti / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade