PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Líderes se acidentam, e Mike Conway ‘herda’ a vitória em Long Beach

13 abr 2014 - 20h14
Compartilhar

Acidentado. Recheado de bandeiras amarelas. Assim pode ser definido o Grande Prêmio de Long Beach da Fórmula Indy, disputado neste domingo, no circuito de rua da cidade norte-americana. E, como a maior parte das corridas com estas características, um azarão venceu. Contando com a ‘sorte’ de os quatro líderes terem se envolvido em um acidente na metade final da prova, e uma excelente economia no consumo de combustível e desgaste de pneus, Mike Conway faturou a vitória na segunda etapa da temporada.

O britânico da Carpenter, que largou da 17ª posição, mostrou toda a sua qualidade em pistas não-ovais. Esta, aliás, foi a segunda vitória da carreira do piloto de 30 anos na Fórmula Indy, sendo que ambas aconteceram nas ruas de Long Beach. A segunda posição ficou com Will Power, que se estabelece como um dos principais candidatos ao título da temporada, enquanto o surpreendente Carlos Muñoz completou o pódio. A quarta posição ficou com o colombiano Juan Pablo Montoya, e o top-5 foi completado por Simon Pagenaud.

Entre os brasileiros, Helio Castroneves, que largou da nona posição, não conseguiu um bom resultado em terminou em 11º. Poderia, contudo, ser diferente, já que ele se envolveu em um acidente na metade final da prova e por pouco não foi obrigado a abandoná-la. Foi extamente isto, aliás, o que aconteceu com o outro piloto verde e amarelo da categoria, Tony Kanaan, O baiano, que brigava no pelotão da frente, teve que voltar para a garagem mais cedo após o acidente que encerrou com a prova dos quatro primeiros colocados, até então, Josef Newgarden, Ryan Hunter-Reray, James Hinchcliffe e Jack Hawksworth.

O acidente, aliás, foi determinante para o resultado final do GP de Long Beach. Por volta do 60º giro, Hunter-Reay, que largara da pole, havia parado nos boxes e voltado com pneus mais aquecidos que seus adversários, mostrou impaciência ao tentar ultrapassar o até então líder da prova, Josef Newgarden, e acertou em cheio a traseira do adversário, que rodou. Outros carros - entre eles o dos dois brasileiros - se envolveram na batida, que paralisou a prova por muito tempo.

Quando a bandeira amarela deu lugar à verde, Scott Dixon, que havia herdado a liderança, viu-se obrigado a parar para abastecer o seu carro a duas voltas do fim, deixando a vitória nas mãos de Nike Conway. Ele, entretanto, não deve brigar pelo título da temporada, já que ocupa, atualmente, apenas o 16º posto do campeonato. A ponta, após duas temporadas, é de Will Power, seguido de perto por Ryan Hunter-Reay, segundo, e Helio Castroneves, terceiro colocado. Tony Kanaan é o sétimo.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade