1 evento ao vivo

No Japão, Castroneves vence 2ª seguida e adia definição da Indy

19 set 2010
03h11
atualizado em 22/9/2010 às 18h12

Depois de vencer o Grande Prêmio de Kentuck no início do mês, Hélio Castroneves repetiu a dose na madrugada deste domingo e conheceu sua segunda prova seguida na temporada da Fórmula Indy, terceira no total. O brasileiro largou na pole position no circuito oval de Motegi, no Japão, e não deu chances aos rivais em uma corrida marcada por acidentes, como o que tirou o também brasileiro Mario Moraes da disputa antes da volta de número 100.

Além de comprovar o bom retrospecto no circuito asiático, Castroneves conseguiu impedir a definição do campeonato. Cinco vezes pole position no traçado, o piloto mostrou que o retrospecto no Japão pode fazer a diferença. O representante nacional já havia vencido em Motegi em 2006. Além de Hélio, o Brasil teve uma terceira vitória na GP do Japão com Tony Kanaan em 2007.

Em uma corrida que poderia ter decidido o campeonato, Dario Franchitti e Will Power terminaram essa penúltima prova em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Logo, a decisão da temporada fica mesmo para a próxima e última corrida da Fórmula Indy, no dia 2 de outubro, no GP da Flórida, no circuito de Miami Homestead.

Restando apenas uma etapa para o fim do campeonato, Power lidera com 12 pontos de vantagem sobre Frachitti (587 a 575). Com a vitória, Castroneves pula da quarta para a terceira posição com 501 pontos, quatro a mais que Scott Dixon, que terminou a prova na sexta colocação. No entanto, os dois não tem mais chances de título.

Pole position do Grande Prêmio do Japão, Castroneves liderou quase toda a prova. Das 200 voltas percorridas, o brasileiro permaneceu na primeira colocação durante 153, mostrando que não teve problemas acertar sua Penske no circuito japonês. Já Mario Moraes foi para o hospital com dores nas costas após o acidente, mas passa bem.

Com um ritmo forte e conseguindo abrir vantagem para seus rivais nas relargadas, o piloto brasileiro confirmou o bom momento vivido no fim da temporada da Indy e ficou com a vitória. Foi a terceira conquista na temporada do brasileiro, que também subiu ao lugar mais alto do pódio no Alabama e no Kentucky.

Confira a classificação do GP de Motegi da Fórmula Indy:

1°. Hélio Castroneves (BRA/Penske)
2°. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi)
3°. Will Power (AUS/Penske)
4°. Ryan Briscoe (AUS/Penske)
5°. Danica Patrick (EUA/Andretti)
6°. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi)
7°. Tony Kanaan (BRA/Andretti)
8°. Graham Rahal (EUA/Newman-Haas)
9°. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti)
10°. Dan Wheldon (ING/Panther)
11°. Marco Andretti (EUA/Andretti)
12°. Takuma Sato (JAP/KV)
13°. Alex Tagliani (CAN/Fazzt)
14°. Hideki Mutoh (JAP/Newman-Haas-Lanigan)
15°. Ernesto Viso (VEN/KV)
16°. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold)
17°. Vitor Meira (BRA/A.J.Foyt)
18°. Raphael Matos (BRA/De Ferran/Dragon)

Não completaram:

19°. Milka Duno (VEN/Dale Coyne)
20°. Roger Yasukawa (USA/Conquest)
21º. Alex Lloyd (ING/Dale Coyne)
22º. Paul Tracy (CAN/Dreyer & Reinbold)
23º. Simona de Silvestro (SUI/HVM)
24º. Mario Moraes (BRA/KV)
25º. Bertrand Baguette (BEL/Conquest)

Sem forçar, Helio Castroneves vence GP de Motegi
Fonte: Redação Terra
publicidade