Por calendário equilibrado, Franchitti quer volta de ovais à Indy
27 abr2012 - 22h30
Compartilhar
Emanuel Colombari
Henrique Moretti
Direto de São Paulo
Os circuitos ovais estão entre as principais características da Fórmula Indy, mas vêm perdendo espaço na categoria. No calendário da temporada 2012, das 16 provas previstas, apenas cinco foram marcadas para os tradicionais traçados: Indianápolis, Texas, Milwaukee, Iowa e Fontana. E o fato não vem agradando os pilotos mais experientes da categoria.
É o caso do escocês Dario Franchitti. Com quatro títulos da Indy nos últimos cinco anos, o piloto da Chip Ganassi teme que a "internacionalização" da categoria afaste os patrocinadores americanos. Por isso, propõe que os circuitos mistos percam um pouco de espaço em detrimento de ovais.
"Meio a meio (seria o ideal). Nosso principal evento são as 500 Milhas", disse Franchitti. "O calendário deste ano não é ideal de qualquer forma. Há muitas situações que causaram isso. Espero que, no ano que vem, possamos ter um calendário mais equilibrado. É preciso ser bom nos dois tipos de circuitos", alegou.
Curiosamente, após a temporada 2011, o calendário da Fórmula Indy perdeu quatro circuitos, todos ovais: New Hampshire, Motegi, Kentucky e Las Vegas. Mesmo assim, há quem defenda a presença no calendário de circuitos mistos de rua, como o da São Paulo Indy 300. É a posição de Helio Castroneves, brasileiro da Penske.
"É muito legal. A diferença de guiar em um circuito de rua e em um oval é que você tem que ser mais agressivo, frear forte, ir para cima da zebra. No oval, é o contrario: você tem que ser o mais preciso possível, o mais calmo possível, para atingir a velocidade que você quer", compara Castroneves, sem fazer críticas.
Sabrina ficou feliz por não ter que dirigir o carro, até porque sua carteira de habilitação já está vencida, segundo ela mesmo
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Sabrina sato teve que colocar uma balaclava e outros objetos de segurança antes de participar da exibição
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Sabrina perguntou se tinha mesmo que colocar a balaclava e ouviu como resposta que isso seria uma proteção contra o fogo, portanto é essencial
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Sabrina teve que assinar um termo de responsabilidade pelo passeio batizado de Racing Experience
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Sabrina Sato teve que se vestir com pressa e até deixou a calcinha à mostra em alguns momentos
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Sabrina também não escapou de usar o capacete. ela chegou a posar para muitas fotos antes de entrar no carro
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Depois das fotos e com todos equipamentos de segurança, Sabrina embarcou no assento traseiro do carro e partiu para o passeio
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Depois de dar a volta, Sabrina voltou empolgada e descrevendo a experiência como "muito bacana". "Pega muita velocidade", disse a bem-humorada modelo
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Sabrina posou para mais fotos e também se encontrou com Bia Figueiredo, piloto da Andretti, com quem bateu papo e a quem batizou de "musa da Indy"
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Sabrina Sato admitiu que ficou surpresa com a emoção de correr em um carro semelhante aos da Fórmula Indy: "eu amei porque não sou eu dirigindo, né? Não imaginei que fosse essa velocidade"
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Outra modelo que também esteve no evento foi Michele Pin. Ela posou para fotos e também chamou atenção por sua beleza
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Michele Pin aproveitou para fazer caras e bocas na frente do carro da Racing Experience
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Mais cedo, Michele Pin também tinha posado para fotos ao lado do piloto Hélio Castroneves
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Michele Pin não participou do passeio, mas nem por isso deixou de agitar o paddock da Fórmula Indy
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Michele Pin é modelo e namorada do músico Kiko, da banda KLB