PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Hunter-Reay exalta estratégia em Fontana: 500 milhas da minha vida

16 set 2012 - 10h22
Compartilhar

Há duas semanas, Ryan Hunter-Reay era considerado um azarão na briga pelo título da Fórmula Indy, praticamente nas mãos do australiano Will Power. O cenário adverso, porém, começou a ser revertido com a segunda colocação em Baltimore, quando diminuiu consideralvemente a diferença para o líder do mundial de pilotos.

Neste sábado, o piloto da Andretti voltou a passar momentos de apuro nas 500 Milhas de Fontana, última prova da temporada. Após ver o adversário Power bater na volta de número 56, Hunter-Reay fez prova cautelosa e, mesmo com ritmo mais fraco que os dos líderes da prova, aproveitou-se dos seguidos acidentes no circuito oval norte-americano e passou a ganhar posições a cada bandeirada amarela, alcançando a quarta colocação que garantiu o título da categoria a dez voltas do fim.

"Não tenho idéia (de como venci). Foi um esforço coletivo. Sofremos durante todo o final de semana e eu não queria que ninguém soubesse disso", revela. "Eu pilotei as 500 milhas da minha vida. Mal posso acreditar que somos campeões da Indy. Meu sonho se tornou realidade, isso é inacreditável", comemora.

"Todos disputaram de forma dura, mas limpa. Depois do meu desempenho na primeira metade de prova, fomos ficando melhores a cada volta. Michael (Andretti, chefe da equipe) fez um grande trabalho pelo rádio e os rapazes foram ótimos nos pits. Ainda não pude assimilar", completa.

Já na quinta colocação que o garantia o troféu da temporada, Hunter-Reay teve que lidar com uma paralisação da prova a dez volta do fim, gerada por conta de bandeira vermelha após acidente sofrido pelo brasileiro Tony Kanaan. O campeão disse que passou por momentos de ansiedade nos minutos em que todos os pilotos tiveram de aguardar o reinício de prova parados na pista.

"Eu queria apenas manter um ritmo constante. Eu sabia que se encontrássemos um bom ritmo seria um pouco melhor. Com a bandeira vermelha, os nervos realmente afloraram. Sentado no pitlane, eu sabia que os pneus entrariam em novo ciclo de aquecimento e poderiam escorregar bastante", analisa.

Antes disso, porém, Hunter-Reay passou por outro momento de tensão, justamente no lance que decidiria o campeonato a seu favor. Em duelo por posição com Will Power, o norte-americano viu o adversário rodar e quase bater em seu carro. Sem o contato, porém, Hunter-Reay ficou com o caminho livre para buscar a quinta colocação.

"Não sabia o quão perto estava. Ele estava exatamente na minha frente e eu o vi perdendo o controle, então imagino que tenho sido bem perto", relata. "Ele estava fazendo piadas por aí que iria me acertar se eu estivesse perto dele e quase o fez", brinca.

Hunter-Reay disse ter feito as "500 milhas de sua vida"
Hunter-Reay disse ter feito as "500 milhas de sua vida"
Foto: AFP
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade