PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Pioneira, Bia Figueiredo luta para seguir na Indy em 2010

4 mar 2010 - 08h55
(atualizado em 8/3/2010 às 17h41)
Compartilhar
Gustavo Antonio
Direto de São Paulo

Ana Beatriz Figueiredo está acostumada a ser pioneira. Depois de tornar-se a primeira mulher do mundo a vencer na Fórmula Renault e na Firestone Indy Lights, Bia Figueiredo, como é mais conhecida no meio do automobilismo, será a primeira brasileira a correr na IndyCar Series. Com vaga garantida na prova de abertura, no dia 14 de fevereiro em São Paulo, a paulistana luta para assegurar sua presença na categoria durante o restante da temporada.

Isso porque, a princípio, o contrato de Bia Figueiredo com a equipe Dreyer & Reinbold Racing é válido apenas para a prova de São Paulo, que será disputada na região do Sambódromo do Anhembi. Para este evento, a brasileira também terá o patrocínio dos postos Ipiranga, além da Bardahl, Lubrizol e Firestone.

"A ideia é disputar a temporada toda da Indy. Mas se não conseguir, vou focar nas 500 milhas de Indianápolis", disse a brasileira em referência à principal prova da categoria.

Na prova do próximo dia 14, Bia Figueiredo terá a companhia de mais três mulheres - as americanas Danica Patrick (Andretti-Green) e Sarah Fisher (Sarah Fisher Racing), e a venezuelana Milka Duno (Dreyer & Reinbold Racing). Para a brasileira, a quantidade de competidoras em uma categoria de alto nível mostra o fim do preconceito no automobilismo.

"Será uma grande honra ser a primeira mulher do Brasil a disputar a Indy, vou ficar para a história", disse. "A Fórmula Indy gosta de mulheres. Esse ditado 'mulher no volante, perigo constante' é coisa do passado", brincou Bia Figueiredo, vestida em seu macacão azul e amarelo nesta quinta-feira, instantes depois de guiar um carro biposto (de dois lugares) pelas ruas de São Paulo.

Bia Figueiredo espera conseguir patrocínio para seguir na Indy
Bia Figueiredo espera conseguir patrocínio para seguir na Indy
Foto: EFE
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade