1 evento ao vivo

Power tenta superar "maldição" dos ovais para ser campeão no Japão

15 set 2010
16h01
atualizado às 16h03

A Fórmula Indy inicia a decisão do título da temporada 2010 na madrugada de sábado para domingo, em Motegi (Japão), penúltima etapa do ano. O australiano Will Power, da Penske, tem chances de se sagrar campeão com antecedência, mas, para isso, terá que superar uma "maldição" nos circuitos ovais.

Power chegou a ter 60 pontos de vantagem em relação à sua única ameaça pelo título, o escocês Dario Franchitti, da Chip Ganassi, mas a diferença atual é de apenas 17 (552 a 535). Estarão em jogo 53 pontos em cada uma das duas etapas que restam, mas, apenas por largar, cada piloto soma no mínimo dez pontos.

Desta forma, Power precisa fazer a pole-position, liderar o maior número de voltas e vencer a prova, além de torcer para Dario Franchitti chegar apenas em 13º lugar na prova japonesa para ser campeão.

Outro resultado que garantiria o título ao australiano é vencer a prova sem conquistar os pontos de bonificação, mas Franchitti teria que chegar na 17ª colocação. No entanto, levando-se em conta o retrospecto dos piloto sem ovais, Franchitti já pode se animar para levar a decisão para a última etapa, em 2 de outubro, no GP de Miami, em Homestead.

Em seis provas disputadas neste tipo de traçado, o piloto da Ganassi conquistou 228 dos 333 pontos que estavam em disputa, enquanto Power somou apenas 140 pontos nas pistas ovais. Esta será a 13ª vez que o Japão receberá a Fórmula Indy. O circuito de Motegi foi construído em meados da década passada, sendo inaugurado no mês de agosto de 1997. A pista oval tem 2.493 metros de extensão e chega a inclinação de 10° nas curvas. A capacidade geral deste autódromo é para 120 mil expectadores.

O Terra transmite ao vivo a penúltima etapa da temporada 2010 de Fórmula Indy na madrugada de sábado para domingo, a partir da 1h (de Brasília).

Will Power tem mau retrospecto no estilo de traçado da penúltima etapa do ano
Will Power tem mau retrospecto no estilo de traçado da penúltima etapa do ano
Foto: AP
Fonte: Redação Terra
publicidade