PUBLICIDADE

Fórmula Indy

"Alegação foi falsa e a punição totalmente injusta", diz Castroneves

13 ago 2010 - 10h16
(atualizado em 17/8/2010 às 16h41)
Compartilhar
Diego Garcia

Hélio Castroneves era o primeiro colocado no GP de Edmonton, em 25 de julho, no Canadá, seguido de perto pelos corredores Scott Dixon e Will Power. No entanto, após cruzar a linha de chegada e celebrar a vitória, o brasileiro recebeu uma notícia inesperada dos comissários, que apontaram uma manobra ilegal por parte do piloto. "A alegação foi falta e totalmente injusta", defendeu-se, em entrevista concedida com exclusividade ao Terra.

Punido, Castroneves perdeu a liderança da prova e se viu obrigado a repassar a vitória para o rival Dixon, que herdou o primeiro posto do brasileiro. De vencedor ao 10º lugar, o piloto viu seu suado triunfo dar adeus pelos votos dos fiscais canadenses.

Inconformado, partiu para cima e chegou a agarrar um dos comissários pelo colarinho antes de ser segurado pela turma do "deixa disso", que conteve sua ira. "Fiz mal em me deixar dominar por minhas emoções ao cobrar uma satisfação dos fiscais da Indy", admitiu.

"Mas tenho convicção de que fui punido de forma totalmente injusta e vou repetir isso até o último dia da minha vida", ressaltou o brasileiro, que viu a briga pelo título ficar mais longe.

A alegação dada pela desqualificação de Castroneves foi a de que ele supostamente mudou sua linha de direção para impedir a passagem de Power, a apenas três voltas do fim do GP. Contudo, é difícil saber pelas imagens o momento em que o brasileiro mudou sua trajetória.

"A alegação de que eu bloqueei o Will Power foi totalmente falsa e me foi tirada uma vitória totalmente legítima, conquistada com garra. Obviamente que me prejudicou enormemente no campeonato", disse o piloto, extremamente insatisfeito com o incidente que lhe tirou pontos preciosos na briga pelo caneco da competição.

Agora, o brasileiro ocupa a quinta posição na atual tabela da Indy, com 340 pontos, contra 461 do líder, justamente o australiano Will Power, seu companheiro de Penske. Faltam apenas mais cinco GPs para o fim da temporada e o próximo acontece no dia 22 de agosto, no Circuito de Infeneon, na Califórnia.

"Ainda tem muita corrida pela frente", mandou avisar um confiante Hélio Castroneves.

Castroneves ficou inconformado com punição recebida em Edmonton
Castroneves ficou inconformado com punição recebida em Edmonton
Foto: Jim Haines / Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade