PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Sem pressa, Montoya volta à Indy para brigar entre os favoritos ao título

22 dez 2013 - 08h01
(atualizado às 08h03)
Compartilhar
Exibir comentários

A volta de Juan Pablo Montoya para a Fórmula Indy será uma das grandes atrações da temporada 2014 – talvez até a maior delas. Em uma virada de ano marcada pela aposentadoria de Dario Franchitti e pela chegada de Tony Kanaan à Chip Ganassi, o retorno de Montoya à categoria 15 anos após seu bicampeonato tem ares de sebastianismo e atrai ainda mais o foco do público para a Indy. Afinal, o que esperar do colombiano, já grisalho, aos 38 anos?

Os últimos 15 anos de Montoya foram movimentados. Além de uma passagem de destaque pela Fórmula 1 entre 2001 e 2006, correndo por Williams e McLaren, o colombiano disputou oito temporadas da Nascar. Embora tenha passado longe de títulos (o melhor resultado foi o oitavo lugar na Sprint Cup de 2009), ele venceu as 24 Horas de Daytona três vezes (2007, 2008 e 2013), chegando em segundo outras duas (2009 e 2011). Tudo indicava que as portas da Indy já estavam fechadas para ele, como acontece com nomes como Sam Hornish Jr. e Danica Patrick.

Por isso, não deixou de surpreender quando a Penske anunciou a contratação de Juan Pablo Montoya para a disputa da temporada. Além de seu longo afastamento da Fórmula Indy, Montoya ainda tinha outros nomes à sua frente na lista de candidatos, como A. J. Allmendinger (que correu pela equipe em parte da última temporada) e Ryan Briscoe (que deixou o time em 2012). Mesmo assim, o “gordinho” retorna animado para a categoria.

“Acho que eu nunca vi ele tão motivado quanto agora. A gente anda de kart três vezes por semana em Miami. Ele está precisando perder um pouquinho de peso ainda, ele sabe”, brincou Tony Kanaan, em encontro com a imprensa brasileira em novembro. “Um cara não perde o talento de um dia para o outro. Veio um cara que vai dar trabalho”, completou o piloto da Chip Ganassi, justamente a equipe que deu a Montoya os títulos de 1998 e 1999.

O reencontro de Juan Pablo Montoya com o carro no dia 25 de novembro foi o grande destaque da Fórmula Indy. A bordo da Penske no Circuito de Sebring, na Flórida, Montoya esteve acompanhado de seus companheiros de equipe, Hélio Castroneves e Will Power. Embora aliviando na pista, o colombiano entusiasmou o time no retorno às atividades.

<p>Aos 38 anos, colombiano retorna à Fórmula Indy pela Penske; mesmo "enferrujado" e acima do peso ideal, deve figurar entre os favoritos desde o começo da temporada</p>
Aos 38 anos, colombiano retorna à Fórmula Indy pela Penske; mesmo "enferrujado" e acima do peso ideal, deve figurar entre os favoritos desde o começo da temporada
Foto: IndyCar / Divulgação

“É muito empolgante. É legal ver a animação de todo mundo por minha volta aos monopostos. É (empolgante) para mim também”, disse o piloto, em declarações divulgadas pela própria Indy. “Não vou para a pista tentar quebrar o recorde na primeira volta. Vou aos poucos, trabalhando com o carro, para ter o carro como eu quero. Você aprende isso com o passer dos anos. Quando você é novo, pilota o carro de qualquer jeito. Então você percebe que pode fazer ele se dirigir por você, e pode alcançar as mesmas coisas com metade do esforço”, completou.

A aposta da Penske é que, além de gerar empolgação, o colombiano pode mostrar seu talento. Com uma preparação trabalhada e um carro competitivo, Montoya deve voltar à Indy já entre os principais pilotos da categoria. Resta saber se, após a saída de Franchitti, o piloto chegará integrando a lista de candidatos ao título de 2014, ao lado de rivais como Scott Dixon, Ryan Hunter-Reay, Will Power, Hélio Castroneves, Tony Kanaan, Marco Andretti e James Hinchcliffe. Se não acontecer já em 2014, não deve demorar – afinal, o tempo e a Fórmula Indy devem ser generosos com Montoya.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade