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Fórmula Indy

SP corrige salto na pista e prevê ganho de 1s na Indy

12 abr 2012 - 08h12
(atualizado às 08h41)
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Henrique Moretti
Direto de São Paulo

O pequeno salto que os carros da Fórmula Indy davam no trecho que liga o piso de concreto do Sambódromo do Anhembi ao asfalto da rua no circuito de São Paulo não deve mais ser visto na edição 2012 da prova, em 29 de abril. Pelo menos é essa a previsão da SPTuris, responsável pela administração do Parque do Anhembi.

Diretor de eventos da empresa de capital aberto cuja sócia majoritária é a prefeitura de São Paulo, Everaldo Júnior elogia o trabalho de fresagem realizado no traçado. Devido às melhores condições da pista, ele acredita em um ganho de 1s por volta durante a corrida em relação à do ano passado.

"Ficou perfeito", disse ele ao Terra nesta quarta-feira, quando o prefeito Gilberto Kassab esteve no local vistoriando as obras. "A gente conversava com o Helinho Castroneves, e imagine a velocidade do cérebro do cara. Ele vinha no final da reta e tinha que frear o carro; quando o carro saltava ele destracionava - era a hora em que conseguia engatar uma marcha para baixo. Era uma forma de ajudar o carro a parar".

A reta à qual se refere Júnior é a Reta do Sambódromo, que tem 540 m de extensão é o segundo ponto mais veloz da pista, com velocidade máxima de até 300 km/h. Logo após esse trecho, cujo piso é de concreto, há uma ligação com a parte do asfalto de rua, onde os pilotos "saltavam" antes de se encaminharem para fazer a Curva 1. O risco de acidentes era ainda maior pois o local fica logo após a área da largada da SP Indy 300.

"O cara (Castroneves) para desenvolver essa técnica... maluco, né? Ele tem que desenvolver em quatro, cinco voltas. Este ano não vai ter esse problema", prosseguiu o diretor da SPTuris. "Parece bobagem, mas se você pegar o carrinho de golfe percebe que na transição ele não tem nenhum solavanco. Ele desce e sobe até o final da curva, onde é o ponto de tangência da curva. A gente já passou aqui, fizemos todos os testes. Ficou bárbaro".

Nesta temporada, Castroneves chegará ao evento como o líder da temporada com 86 pontos. O brasileiro foi o nono colocado na estreia de São Paulo no calendário, em 2010, e 21º no ano passado. Ambas as provas foram vencidas por seu parceiro de Penske, o australiano Will Power. No último campeonato, Power marcou também a pole position ao completar os 4.180 km do circuito em 1min21s8958 - tempo que Júnior espera que seja baixado em 1s muito em função da mudança na Curva 1.

"Com as obras que foram feitas, com a intimidade que os pilotos têm com a pista, com a necessidade menor de frear", justificou Everaldo, que tem certo conhecimento de causa: participou do Campeonato Paulista de Turismo em 1999 e 2000. Ele ainda concluiu ratificando sua projeção: "evita-se uma manobra brusca em um ponto de frenagem. Nós vamos andar este ano 1s mais baixo, vamos comparar depois".

Kassab vistoriou obras no circuito de rua do Anhembi nesta quarta-feira
Kassab vistoriou obras no circuito de rua do Anhembi nesta quarta-feira
Foto: Bruno Santos / Terra
Fonte: Terra
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