Fórmula Indy

publicidade
12 de março de 2010 • 10h24 • atualizado às 15h08

Terra transmite ao vivo e com exclusividade a Fórmula Indy

Tony Kanaan foi o último brasileiro campeão da Indy
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
 

O Terra, empresa de internet e mídia digital líder na América Latina, transmitirá ao vivo e com exclusividade na internet todas as etapas da Fórmula Indy. A temporada 2010 da competição terá início nos dias 13/03 (treinos) e 14/03 (prova), em São Paulo. A corrida acontece no domingo, às 13h (de Brasília). Os internautas poderão acompanhar todas as 17 provas ao vivo, near live e os melhores momentos da competição. Pela primeira vez um portal brasileiro detém os direitos de transmissão ao vivo de todas as provas da Fórmula Indy.

A iniciativa é resultado de parceria fechada com a Band, promotora do evento e que desde 2003 transmite a categoria na TV aberta juntamente com o Bandsports, canal por assinatura do Grupo Bandeirantes. Durante as corridas, os internautas poderão ainda interagir em tempo real com narrador e comentarista no chat, além de ter acesso a números exclusivos de cada prova.

Este ano a cidade de São Paulo recebe pela primeira vez uma prova da Fórmula Indy. O Circuito do Anhembi utilizará a região do Sambódromo, circundando o complexo de eventos. O traçado também utilizará parte da pista local da Marginal Tietê. A etapa de São Paulo será uma das cinco provas que terá traçado de rua, além de São Peterburgo (EUA), Long Beach (EUA), Toronto (Canadá) e Edmonton (Canadá). O Brasil conta com seis pilotos na competição: Hélio Castroneves, Ana Beatriz Figueiredo, Mario Moraes, Mario Romancini, Raphael Matos e Vitor Meira. Além do Brasil, o torneio terá corridas no Canadá, Estados Unidos e Japão.

Na edição deste ano o Brasil quer manter a tradição e brigar por títulos na categoria. O último aconteceu em 2004, com Tony Kanaan. Esta, aliás, é a única conquista brasileira desde 1996, ano em que a IndyCar Series foi fundada, logo após sua separação da Cart. Antes da cisão, Emerson Fittipaldi, Gil de Ferran e Cristiano da Matta também foram campeões.

Após abertura na capital paulista, a Fórmula Indy volta aos Estados Unidos para mais oito etapas, entre elas a lendária 500 Milhas de Indianápolis. No dia 18 de julho, a categoria compete no Canadá em mais duas etapas. Mais quatro etapas em solo americano e os carros atravessarão o Oceano Pacífico para a penúltima prova da temporada, em Tochi, no Japão. O campeonato mundial termina em 2 de outubro, com a Miami 300, no circuito de Homestead.

A IndyCar surgiu a partir da Indy Racing League (IRL), criada em 1994 pelo americano Tony George, cuja família é dona do autódromo de Indianápolis, o mais antigo do mundo. No ano seguinte, George rompeu com a cúpula da extinta Cart (Championship Auto Racing Teams) e organizou um campeonato de carros de monopostos com o intuito de cultivar o estilo americano de competição - de correr em circuitos ovais -, com custos menores, em comparação à categoria rival. A primeira vez que um campeonato de monopostos baseado nos EUA realizou uma corrida em território brasileiro aconteceu em 17 de março de 1996, com a disputa da IndyCar Rio 400, no Circuito Oval Emerson Fittipaldi, no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A prova inaugural foi vencida por André Ribeiro.

Redação Terra